Desembarques domésticos e internacionais têm alta em 2017

No total, foram 102,7 milhões de chegadas nos aeroportos brasileiros em voos nacionais e vindos do exterior

  
  


O número de desembarques de passageiros de voos nacionais e internacionais nos aeroportos brasileiros cresceu em 2017. Na movimentação doméstica o aumento registrado foi de 2% e na internacional de 4,4%, comparado aos resultados de 2016.

No acumulado de janeiro a dezembro foram 92,15 milhões de desembarques domésticos. Deste total, 88,4 milhões são relativos a passageiros desembarcados de voos regulares e 3,7 milhões de voos não regulares. Janeiro foi o mês com o melhor desempenho no indicador, 8,66 milhões.

Já as chegadas internacionais, que abrangem estrangeiros e brasileiros residentes, somaram 10,6 milhões. A maioria deles, 10,2 milhões, utilizaram voos regulares. No quesito desembarque estrangeiro, julho foi o mês de melhor performance no ano, quando alcançou a marca de 1 milhão, cerca de 10% do total de passageiros desembarcados no Brasil.

“Esse é mais um resultado positivo para o turismo brasileiro. Mostra que as pessoas estão viajando mais e esse é um objetivo que perseguimos com a adoção de políticas de facilitação de viagens, como a implantação do visto eletrônico, e de incentivo para o aumento da oferta de voos”, comenta o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O indicador trata do número de desembarques e não de pessoas, já que um mesmo passageiro é contado toda vez que desce de um voo doméstico ou internacional. As informações sobre embarques e desembarques nos aeroportos brasileiros são da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Visite: www.revistaecotour.tur.br

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em