Escuna leva o público para sentir as emoções da Semana de Vela de Ilhabela

Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo.

  
  


Imagine sentir as emoções de uma regata oceânica mesmo sem ter as habilidades de um velejador. Na Semana de Vela deIlhabela isso é possível graças ao Hospitality Boat, uma escuna que leva até 90 pessoas para acompanhar as disputas no mar diariamente até o próximo sábado (28/07).

A experiência criada pela prefeitura da cidade visa democratizar o esporte náutico e integrar a comunidade com a maior competição da modalidade na América Latina. Por isso, assim como todas as atividades do Race Village, o passeio pelo canal de São Sebastião é grátis.

Para ratificar a condição de Capital Nacional da Vela, Ilhabela programou eventos durante todo o mês de julho / ZDL Divulgação

A embarcação zarpa do Píer da Vila, sempre a partir das 11h, e as inscrições são feitas no estande do Turismo no Race Village e no Yach Club de Ilhabela. “Estamos investindo para ratificar a condição de Ilhabela como a capital nacional da vela. Esse investimento não é apenas financeiro, mas na integração das pessoas com o esporte, tanto moradores como os turistas que visitam nossa cidade. Daí a iniciativa de disponibilizar uma escuna que coloca as pessoas, literalmente, dentro de uma regata. Paralelamente, oferecemos todas as informações, com imagens e um mapa virtual com tudo o que ocorre no mar em tempo real”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

As pessoas embarcadas na escuna no primeiro dia de regatas da 45ª Semana de Vela, no sábado (21), vivenciaram a experiência de acompanhar a largada de dentro d’água. Crianças com os pais, casais, grupos de amigos e familiares, moradores locais e turistas, se divertiram nas cerca de três horas de passeio pelo canal de São Sebastião. Pessoas de todas as idades puderam ver de perto barcos de diferentes tamanhos e suas manobras. De ‘marinheiros de primeira viagem’ a ‘lobos do mar’, a avaliação foi positiva. Tanto que muitos saíram do barco programando novos passeios ao longo da semana.

Paraíso da Vela:

Esse é o plano do casal argentino Martin e Silvana Sola. Ele é velejador há 40 anos – hoje está com 62 anos - anos e aproveitou o passeio de escuna para explicar detalhes táticos e técnicos dos barcos para a mulher. “Essa ilha é o paraíso da vela e quanto mais pessoas acompanharem um evento como esse pela parte de dentro, mais pessoas terão vontade de velejar”, contou ele, que garantiu ter agendado novas incursões no Hospitality Boat até o final da Semana de Vela. “Achei fantástica essa iniciativa da administração local em oferecer uma embarcação grátis para o público acompanhar as regatas”, completou Silvana.

As amigas Paloma Santana de Lima Silva e Bárbara de Oliveira Tenório não precisaram percorrer milhares de quilômetros, como o casal argentino, para apreciar as belezas de Ilhabela. Naturais da cidade, foram para a água acompanhar a performance dos maridos, ambos tripulantes do barco Ginga, da classe HPE, tetracampeão da Semana de Vela. “É bacana poder ver um esporte de perto e conferir a estrutura queIlhabela

dá para os atletas locais”, afirmou Paloma.

“Antes só acompanhava as regatas do píer ou, às vezes, pegava o barco do pai. Agora, os moradores e turistas podem ir para o mar”, disse Bárbara, que estava acompanhada dos pais, Roberto e Isabele Tenório. “Já pilotei meu barco durante a Semana de Vela, mas sem a preocupação com a pilotagem, enxergo com mais tranquilidade”, explicou Roberto.

O publicitário Carlos Henrique Serra não nasceu em Ilhabela, mas há seis anos escolheu a cidade para viver com a mulher, Alice Emmanuelle, e a filha, Alice Beatriz. Os três embarcaram no Hospitality Boat para uma experiência nova para a família.

“Eu já tinha acompanhado a Semana de Vela por terra, mas no mar é a primeira vez. É maravilhoso, uma experiência única. Outra visão. Outra sensação. Outra realidade”, elogiou. “Minha filha veio para Ilhabela com nove meses e hoje, com seis anos e meio, viveu um momento mágico no barco. Para nós, moradores, viver uma experiência dessas é uma coisa única”, completou ele, que é natural de São Bernardo do Campo.

Sandra Leal Brandão é de São José dos Campos, mas acompanha a Semana de Vela de Ilhabela há dez anos. Ao lado de um grupo de amigas, ela também aproveitou o passeio de escuna para ver de perto os veleiros que largaram para a regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil.

“É a minha segunda vez no Hospitality Boat (ano passado a prefeitura disponibilizou o barco por um dia) e é sempre muito bom. Ano passado foi bem legal. Acompanhar de dentro da água é o melhor. É o top. Quem puder, recomendo que venha experimentar essa experiência”.

Nesta terça-feira, as atrações no Race Village são a palestra “Capital da Vela: construção de uma identidade”, com o artista Nelo Pimentel. O evento faz parte da Flai - Feira Literária de Aventura de Ilhabela, e começa às 19h. Depois será a vez da premiação da regata Alcatrazes e Ilhabela Cup, a partir das 20h.

Mês de atividades náuticas:

Para ratificar a condição de Capital Nacional da Vela, Ilhabela programou eventos durante todo o mês de julho. No primeiro final de semana, foi realizada a Semana de Monotipos, que contou com 200 barcos e mais de 300 velejadores. Na segunda semana, a atração foi o Ilhabela Boutique Boat Show, exposição de lanchas, veleiros e infláveis montado na Escola de Vela Lars Grael, que recebeu mais de 4 mil visitantes durante quatro dias.

Turismo:

Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro.

- PROGRAMAÇÃO COMPLETA

RACE VILLAGE
De 6 A 29 de julho - Praça das Bandeiras

Dia 23 – segunda-feira
18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott
18h30 – Palestra "6 Hard Xpeditions - uma das maiores expedições multiesportivas já realizadas", com os exploradores Márcio Bortolusso e Fernanda Lupo.
20h – Os Paralamas do Sucesso

Dia 24 – terça-feira
18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott
19h - Palestra “Capital da Vela: construção de uma identidade”, com o artista Nelo Pimentel na Flai - Feira Literária de Aventura de Ilhabela
20h – Premiação Alcatrazes e Ilhabela Cup

Dia 25 – quarta-feira
18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott
18h30 – Palestra "As baleias e golfinhos de Ilhabela", com Arlaine Francisco e Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista
20h – Orquestra Jovem de Ilhabela e Orquestra Popular de Ilhabela

Dia 26 – quinta-feira
18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott
18h30 – Palestra "Os ventos que trouxeram um mar de oportunidades e vitórias", com a velejadora Juliétty Tesch
20h – Show do Chico Martins e trio

Dia 27 – sexta-feira
18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott
18h30 – Palestra "A Travessia Azul: De Ubatuba à Cape Town a bordo de um pequeno veleiro", com o velejador Juca Andrade
19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe
20h – Show do Diogo Nogueira

Dia 28 – sábado
17h – Palestra “Antártica - entre o fim e o começo”, com o navegador Charlie Flesch na Flai - Feira Literária de Aventura de Ilhabela
18h30 – Palestra "Desafios Extremos", com os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela
20h – Premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela

Dia 29 - Domingo
18h – Show do Cesar Medina Music
20h – Show da Banda Brisa

PROGRAMAÇÃO NÁUTICA

Dias 21 a 28
45ª Semana de Vela Ilhabela

Dias 23 a 27 - Regatas com largadas sempre às 12 horas

Dia 28 - Regata com largada às 12h30

Dias 23 a 27
Campeonato Brasileiro da Classe C30

Dias 23 e 24
Ilhabela Cup

Hospitality Boat (escuna que leva o público para acompanhar as regatas)
Dias 22, 23, 24, 25, 26, 27 e 28 – Saída do Píer da Vila, às 11h

CERIMÔNIAS NO RACE VILLAGE

Dia 24
20h – Premiação Alcatrazes e Ilhabela Cup

Dia 27
19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe

Dia 28
20h – Premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela

PROGRAMAÇÃO DO CINEMA

Dia 23 - segunda-feira
10h – Detetives do prédio azul
12h – Uma família de dois
14h20 – Mulheres Alteradas
16h30 – Teu mundo não cabe nos meus olhos
18h50 – Eu só posso imaginar
21h10 – A morte de Stalin
23h20 - Duas de Mim

Dia 24 - terça-feira
10h – Homem das cavernas
12h – Nada a perder
14h20 – Assim é a vida
16h30 – Alguém como eu
18h50 – Por trás dos seus olhos
21h10 – Baseado em fatos reais
23h20 - Mulheres Alteradas

Dia 25 - quarta-feira
10h – My little pony: O filme
12h – Gaby Estrella
14h20 – Extraordinário
16h30 – Polícia Federal – A lei é para todos
18h50 – Fala sério, Mãe!
21h10 – Um perfil para dois
23h20 - Os Parças

Dia 26 - quinta-feira
10h – Uma família feliz
12h – Detetives do prédio azul
14h20 – Gaby Estrella
16h30 – Uma família de dois
18h50 – Os Parças
21h10 – A morte de Stalin
23h20 - Os Farofeiros

Dia 27 - sexta-feira
10h – Homem das cavernas
12h – Nada a perder
14h20 – Dona Flor e seus dois maridos
16h30 – Duas de Mim
18h50 – Teu mundo não cabe nos meus olhos
21h10 – Eu só posso imaginar
23h20 - Alguém como eu

Dia 28 - sábado-feira
10h – Extraordinário
12h – Um perfil para dois
14h20 – Alguém como eu
16h30 – O que te faz mais forte
18h50 – Os Parças
21h10 – Por trás dos seus olhos
23h20 - Fala sério, Mãe!

Dia 29 - domingo
10h – My little pony: O filme
12h – Uma família feliz
14h20 – Os Parças
16h30 – Mulheres Alteradas
18h50 – O castelo de vidro
21h10 – Polícia Federal – A lei é para todos
23h20 - Fala sério, Mãe!

Visite:www.revistaecotour.tur.br

Fonte: Doro Jr / Rafael De Marco

  
  

Publicado por em