Diferentões! Conheça 4 rios que parecem 'montagem'; Veja fotos

Muitos podem até achar que eles foram criados num programa de edição de imagens, mas são bem reais. Sejam de água colorida, 'azul-cintilante' ou até dentro de uma caverna de gelo, estes rios encantam por sua beleza ímpar

  
  
Formada por gelo glacial, a caverna Mendenhall possui um riacho de beleza única em seu interior

Dizem que os rios são todos iguais, milhões de litros de água correndo pelo seu leito em direção aos mares ou até a outros rios, mas quem pensa assim está bem enganado. Espalhados pelos quatro cantos do mundo, existem diversos rios que surpreendem por sua beleza e capacidade ímpar de encantar.

Sejam coloridos ou de uma só cor, estes rios parecem 'criados' a mão num dos tradicionais programas de edição de imagens, mas eles existem de verdade e merecem entrar no roteiro dos aventureiros de plantão. Entre as curiosas 'não-montagens' está o riacho que corta a Caverna Mendenhall, no Alasca, além de um rio costarriquenho de coloração azul-cintilante. Já na Colômbia, o Caño Cristales é famoso por ser um verdadeiro arco-íris de cores.

Rio Celeste (Costa Rica)

A água azul turquesa se origina após uma reação química, que ocorre da mistura de carbonato de cálcio com os gases sulfúricos

Com águas cristalinas durante boa parte do percurso, sua coloração se transforma na confluência dos rios Buena Vista e Roble. A região que é conhecida como Teñideros deixa o seu rastro no rio por mais de 40 quilômetros. A água azul turquesa se origina após uma reação química, que ocorre da mistura de carbonato de cálcio com os gases sulfúricos. Ambas as substâncias são liberadas pelo vulcão Tenorio, que fica na região. Além da visão estonteante que as reações produzem, elas também exalam um forte cheiro que se alastra junto com sua beleza.

O rio, que atravessa boa parte do Parque Nacional Volcán Tenorio, possui duas áreas principais, que são as mais visitadas pelos turistas. A Poça Azul e uma cachoeira ao longo da trilha são os melhores pontos de observação deste espetáculo da natureza. Uma lenda local afirma que o rio ganhou a tonalidade azul turquesa após os deuses lavarem nas águas do Celeste, os pincéis que utilizaram para colorir o céu.

Mapa


.

Caverna Mendenhall

A beleza ímpar da caverna é cortada por um raso e pacato riacho, que se formou em seu interior devido ao constante derretimento da neve

Formada por gelo glacial, a caverna Mendenhall está localizada dentro de uma geleira de mesmo nome no sudeste do Alasca, nos Estados Unidos. Sua beleza ímpar é cortada por um raso e pacato rio, que se formou em seu interior devido ao constante derretimento da neve. O local, que está desaparecendo justamente através das águas do riacho devida elevação da temperatura mundial, é um dos principais pontos turísticos do estado norte-americano.

Mendenhall é um típico exemplo de lugar simples que se torna incrível devido aos pequenos detalhes. A luz que passa pelo gelo reflete por toda a caverna, deixando o ambiente paradisíaco. Recentemente, autoridades locais passaram a recomendar que os turistas evitem visitar a região por questões de segurança.

Mapa


.
Rio Uvac (Sérvia)

A tonalidade verde-oliva de suas águas em conjunto com um trecho em formato de 'caracol' transformam um simples rio, numa verdadeira montagem

O sinuoso Rio de Uvac, que está situado na fronteira da Sérvia com a Bósnia e Herzegovina, é famoso por sua coloração verde oliva. A curiosa tonalidade de suas águas em conjunto com um trecho em formato de 'caracol', que possui aproximadamente 10 quilômetros de extensão, transformam um simples rio numa verdadeira montagem. A beleza da tortuosa região, que é conhecida como Cânion do Uvac e possui desfiladeiros de até 150 metros, é tão singular que foi transformada em tema do famoso sistema operacional da Microsoft.

Mapa


.
Caño Cristales (Colômbia)

No período sem chuvas, o nível d'água baixa e o Caño Cristales ganha vida e cores

Uma antiga lenda local afirma que foi no Caño Cristales que o arco-íris se perdeu. Pode até ser uma lenda, mas o colorido incrível do rio é impressionantemente verdadeiro. Localizado na região de "Sierra de la Macarena", o rio é conhecido como "o mais bonito do mundo". Na maior parte do ano, ele permanece igual aos outros, mas durante cerca de três meses se transforma. No período sem chuvas, entre os meses de setembro e novembro, o nível d'água baixa consideravelmente e o Caño Cristales ganha vida e cores. Com menos água, as algas recebem mais luz solar e se multiplicam, formando um lindo tapete colorido em seu leito.

Engana-se quem pensa que são só as famosas algas multicoloridas que fazem do Caño Cristales um rio único. Ao longo do seu curso, ele possui diversas piscinas naturais, que se formaram com a força da correnteza. Durante a época da seca, elas 'surgem' criando um efeito único, com dezenas de pequenas cascatas no leito rochoso do rio.

Mapa

  
  

Publicado por em