Semana de Vela de Ilhabela é apontada como um dos principais eventos da modalidade

Na área esportiva, serão nove classes de barcos em disputa

  
  

O grande encontro anual da vela brasileira será de 7 a 15 de julho, no litoral norte de São Paulo (SP). A Semana de Vela de Ilhabela, que chega em 2017 à sua 44ª edição, terá participações de atletas olímpicos, amadores e da comunidade de Ilhabela. São esperados mais 1.000 competidores no período.

Na área esportiva, serão nove classes de barcos em disputa. Fora da água, a organização terá uma Race Village, nos mesmos moldes de grandes competições internacionais, com atrações para todos que estiverem na ilha nas férias de julho.

Os participantes serão impactados desde a chegada na ilha. No YCI e na Race Village (Vila da Regata), a gente está programando uma interação maior entre os velejadores. Além das disputas, em uma das raias mais técnicas do país, os competidores e seus acompanhantes terão muitas opções de entretenimento ao longo do evento. Shows, cursos e palestras estão na lista de opções. Após as provas, a Semana de Vela de Ilhabela será uma grande confraternização entre quem faz a modalidade acontecer, disse Cuca Sodré, organizador da edição número 44 da regata.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site oficial. O acesso ao sistema estará disponível até o dia 2 de julho. Barcos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de um argentino já confirmaram presença.

Levando em consideração a edição passada, a Semana de Vela de Ilhabela é um sucesso de público. Foram 136 barcos de 13 classes diferentes na disputa, entre eles equipes do Uruguai, Argentina e Chile. As regatas também serão válidas pelo Campeonato Sul-Americano das classes ORC, IRC e Campeonatos Brasileiros das classes C30 e BRA-RGS.

O comodoro do Yacht Club de Ilhabela, José Yunes, destacou a força da regata no cenário esportivo brasileiro. Como comodoro e amante do mar, a Semana de Vela de Ilhabela me traz uma emoção muito grande. Todos os associados do YCI e os fãs da modalidade prestigiam a regata. Essa temporada de 2017 será especial, com a integração ainda maior entre a comunidade da ilha e o evento.

O objetivo da organização é impactar os mais de 15 mil visitantes de Ilhabela durante o período, além dos mais de 1.000 velejadores e 4.000 mil convidados. Clínicas, palestras, shows e muita interação entre público e a vela farão parte da Race Village, aberta durante toda a competição.

Força da vela

As grandes regatas internacionais e semanas de vela como Volta ao Mundo, America's Cup e Copa del Rey colocam o público dentro do evento, dando chance para os fãs se aproximarem dos seus ídolos, dos barcos e de tudo que ocorre. Em julho, quem estiver em Ilhabela vai vivenciar a Semana de Vela.

O envolvimento do poder público local será fundamental nessa experiência, explicou Carlos Eduardo Souza e Silva, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

Nomes de peso do esporte como os campeões olímpicos Torben Grael e Robert Scheidt, se juntam nas regatas à árbitros internacionais da Rio 2016, por exemplo. Sem contar quem coloca a mão na massa com experiência em outras regatas internacionais.

A Semana de Vela de Ilhabela segue entre as mais importantes do mundo. Ao lado de eventos como a Heineken Regatta no Caribe, Copa do Rey, na Espanha, que aliam técnica com o prazer de velejar. O que faz o sucesso de um evento é o equilíbrio entre estes fatores, disse o árbitro internacional de vela, Nelson Ilha, com participação em seis olimpíadas.

Visite: www.revistaecotour.tur.br

Fonte: Flavio Perez

  
  

Publicado por em