Instalação de biodigestor beneficiará avicultores do Tocantins
Instalação de biodigestor beneficiará avicultores do Tocantins O primeiro biodigestor do Estado será instalado em fazenda no município de Palmeiras, com capacidade para resíduos de até 30 mil aves Jaciara F
Instalação de biodigestor beneficiará avicultores do Tocantins O primeiro biodigestor do Estado será instalado em fazenda no município de Palmeiras, com capacidade para resíduos de até 30 mil aves Jaciara França Tocantinópolis - Está em processo de instalação, na cidade de Palmeiras, no norte do Estado de Tocantins, um biodigestor anaeróbico. O equipamento para produção de biogás e biofertilizante estará pronto em abril e visa também diminuir a contaminação ambiental.
A instalação do biodigestor faz parte do Projeto de Avicultura Industrial da Região, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Associação de Avicultura do Tocantins (Avinto), que busca a consolidação da avicultura industrial em Tocantinópolis e Região.
O biodigestor é um equipamento de simples construção e operação, porém complexo na suas inter-relações físico-químicas. Dentro de determinados limites de temperatura, umidade, acidez e impermeabilidade do ar, ele transforma a mistura de água e matéria orgânica (dejetos de animais, restos de colheita etc.) em biogás e biofertilizante.
A partir do processo de fermentação da matéria orgânica dentro do biodigestor é que se obtêm o biogás, que pode ser utilizado para queima direta ou para conversão em energia elétrica através de um moto-gerador.
O resíduo resultante da fermentação dessa matéria orgânica é um biofertilizante, que pode ser utilizado como adubo folhear, no solo junto às raízes, em sistemas hidropônicos de cultivo e, além disso, é um ótimo adubo para tanques de piscicultura.
O primeiro biodigestor do Estado será instalado na Fazenda do avicultor Raimundo Alves Ferreira, no município de Palmeiras. Inicialmente terá capacidade para resíduos de 30 mil mil aves e juntamente com um motor movido a biogás, vai gerar em torno de 50 a 100
klw/h de excedente de energia.
Os gatos com eletricidade é um dos principais problemas enfrentados pelos avicultores, devido à climatização especial exigida na criação de aves. “Um produtor que possui 20 mil mil aves gasta em torno de R$ 1,6 mil em energia a cada granjeado (período de incubação das aves, que dura até 60 dias).
Com a instalação do biodigestor, esse valor cairá para algo em torno de R$ 900,00, incluindo os gastos com manutenção do equipamento”, explica Francisco Alexandre Gomes, gestor do Sebrae no projeto de avicultura.
Além do baixo custo de operação e manutenção do biodigestor, visto que o processo é natural, outros benefícios como preservação do meio ambiente, produção de fertilizante de alta qualidade, geração de energia a partir de fontes renováveis e a implantação de novos postos de trabalho, fazem da implantação do biodigestor um projeto com perspectiva de crescimento no Estado.
Serviço:
Sebrae em Tocantins - (63) 3223-3300 Fonte: SEBRAE
Publicado por MYK em

Thiago Minuzzi
É possivel obter informações a respeito de intalação, custos e funcionamento deste biodigestor?

MYK

JOSÉ EDSON MENDES DA SILVA

MYK

Arnaldo Alves da Silva

MYK

José Mendes
gostaria de conhecer um empreendimento destes funcionando deste famoso empresário Sr. Wallisson (os unicos biodigestores que ele conhece foi a empresa Sanicom quem fez ou por foto televisão etc...).........

MYK

Elias rezende da silva
Empresário
37-9989-0166
poderia ser mais objetivo e colocar a disposição de todos os entereçado apenas um endereço e telefone do seus cliente. obrigado

MYK

Marcos rocha
Nosso contato: 31 9701 2910 Marcos Rocha - viçosa MG

MYK

Walisson Araujo
Trabalho a quatro anos com biodigestor avicola, e posso afirmar que esse é o melhor caminho para o crescimento sustentável do setor. Walisson Araújo
Empresário
37-9989-0166

MYK

Elias Rezende da Silva

MYK

Mauro R. Campos

MYK

Alcindo Lorenzi

MYK

Alcindo Lorenzi

ELENICE BORGES