O Vale do Ribeira tem localização privilegiada. Instalado em meio a Mata Atlântica, suas áreas de proteção ambiental são tombadas pela UNESCO, como Patrimônio Natural da Humanidade. Os Parques Carlos Botelho, Intervales e Turístico do Alto Ribeira - PETAR são o paraíso dos ecoturistas, por contar com uma das maiores biodiversidades existente no mundo.
Rios e cachoeiras propiciam a prática de esportes de aventura, e uma das maiores atrações é a Caverna do Diabo. Mangues, dunas e praias complementam os passeios náuticos pelas ilhas. Botos-cinza, baleias e golfinhos podem ser avistados em praias e águas estuárias desde o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (SP), até o Parque Nacional do Superagui (PR), passando pelas áreas de Proteção Ambiental de Cananéia e Ilha Comprida.
Cidades tombadas como Patrimônio Histórico pelo CONDEPHAAT(*) representam importante legado histórico e cultural, com sítios arqueológicos, comunidades quilombolas, artesanato, música e gastronomia regional.
Coração do maior remanescente contínuo da Mata Atlântica brasileira, o Vale do Ribeira é um Patrimônio Natural da Humanidade tombado como Reserva da Biosfera pela UNESCO. Um dos maiores atrativos é a diversidade biológica e de ecossistemas, onde vivem aproximadamente 400 espécies de aves, anfíbios, répteis e mamíferos.
Texto: Governo de São Paulo
|
|