Você sabia que o nome dessa cidade vem do indígena e significa "lugar em que se faz anzol"? Veja: Pindá (anzol) + Monhan (fazer) + Gaba ( lugar).
Pindamonhangaba, carinhosamente denominada “Princesa do Norte” apresenta diversos atrativos turísticos que valem a pena serem visitados. O Turismo Religioso é um dos primeiros destaques.
Pindamonhangaba participa do Caminho da Fé desde sua criação, em fevereiro de 2003. Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), o Caminho da Fé foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.
Mas, é claro que a cidade não oferece somente a prática do turismo religioso. Por causa de sua localização previlegiada, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato e Piquete têm algo em comum: as belezas naturais e o clima agradável da Serra da Mantiqueira, com suas lindas trilhas e cachoeiras, picos elevados e paisagens belíssimas. Unindo esta semelhança e a vocação para o turismo ecológico, de aventura, rural, cultural e histórico, além das características de cada município, essas sete cidades iniciaram um trabalho integrado, formando o Circuito Mantiqueira.
A cidade ainda oferece inúmeros roteiros turísticos, desde o aventura até o cultural, passando pelo histórico e gastronômico, dentre outros.
Por falar em gastronomia, a região possui uma rede gastronômica bastante interessante e é muito fácil encontrar os pratos típicos, como por exemplo, o Afogado, Arroz com Suã, Arroz com Amendoim, Paçoca de Carne Seca, Bagre com Pirão, dentre outras delícias.
A cidade possui ampla rede de hospedagem e oferece hotéis de diversas categorias, pousadas e campings, atendendo a todos os gostos.
|
Localização Situa-se no centro geográfico do Vale do Paraíba, região Sudeste do Estado de São Paulo. Cercada por ramificações da Serra do Mar (Serra do Quebra Cangalha) e da Mantiqueira. Distância de São Paulo - 160 km (Via Dutra), 174 km (RFFSA); do Rio de Janeiro - 284 km (Via Dutra), 326 km (RFFSA); de Campos do Jordão - 30 km (Rodovia ) e 47 km (EFCJ); de Ubatuba - 85 km (Rodovia)
Acesso Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias SP-62 = antiga Rio-São Paulo; Rodovia Presidente Dutra = junto aos trevos de acesso
|