Ilhabela na verdade é um arquipélago formado por pequenas ilhas, sendo a maior e principal, a Ilha de São Sebastião. Contam as lendas que os piratas europeus ficavam hipnotizados por essa ilha do litoral paulista. A apenas 206km de São Paulo, Ilhabela continua encantando quem passa por lá e se aventura a descobrir as inúmeras belezas além das diversas praias. Em meio à Mata Atlântica, protegidas pelo Parque Estadual de Ilhabela, estão trilhas e cachoeiras ainda pouco exploradas.
Os ventos fortes que sopram do canal de São Sebastião fizeram da Ilha a "capital da vela e dos esporte náuticos". Em julho acontece um dos mais importantes campeonatos, a Semana da Vela. Mas não somente os velejadores se realizam aqui. Para quem gosta de mergulhar, Ilhabela oferece águas calmas e cristalinas, além dos 21 navios naufragados.
Muito do charme de Ilhabela vem dos casarões das antigas fazendas de cana-de-açúcar e café, do rico folclore e da rotina dos pescadores. Na Vila, os antigos casarões e a simplicidade do artesanato local dão lugar, durante a noite, ao agito dos jovens que dançam ao ar livre em frente aos diversos bares e restaurantes.
|
Localização Ilhabela é um arquipélago com cerca de 346km², localizado no litoral norte paulista, que agrupa as ilhas de São Sebastião, de Búzios e da Vitória e mais as ilhotas Serraria, Sumítica, Cabras, Castelhanos, Lagoa, Galhetas, Codó, Figueira e Prainha.
Grande parte do território municipal é ocupado por um Parque Estadual, uma reserva praticamente intocável, graças à rigorosa e eficiente vigilância da Polícia Florestal. Fica a 230km de São Paulo e a 350km do Rio de Janeiro (pela Rio-Santos).
Acesso Por Terra: É possível chegar até São Sebastião pela Rio-Santos (BR-101). A estrada tem um visual muito bonito das praias do litoral norte paulista, mas é bastante perigosa e congestionada. Outra alternativa, para quem sai de São Paulo, é ir até São José dos Campos (Via Dutra ou Rodovia dos Trabalhadores) e de lá seguir para Caraguatatuba, pela Rodovia dos Tamoios. De Caraguatatuba, seguir pela Rio-Santos.
Por Água: Um serviço de ferry boats liga a ilha ao continente. Num trajeto de menos de meia hora, chega-se a Ilhabela por meio de balsas com capacidade para cerca de 50 carros. O ferry boat atraca na Pontinha, local que divide as praias do norte e do sul.
|