Montanhas, vegetação exuberante e um dos melhores climas do mundo; dias lindos e noites badaladas. Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil, a cerca de 1.700m de altitude, encanta quem passa por lá e domina a paisagem dos vales ao seu redor, possuindo florestas, morros, cachoeiras, rios e campos de grande beleza.
Com localização privilegiada entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além da proximidade de importantes cidades do Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais, permite a Campos do Jordão a freqüência garantida de grande número de turistas. E para receber esses turistas, conta com uma infra-estrutura excelente, além de inúmeras atrações naturais, como a famosa Pedra do Baú.
A escritora Dinah Silveira de Queiroz, encantada com o exuberante cenário multicolorido, imortalizou Campos do Jordão em seu romance "Floradas na Serra", transformado mais tarde num magnífico filme.Campos do Jordão conserva sua estrutura original, formada por três vilas que, ao longo do vale do Ribeirão Capivari, se desenvolvem numa interdependência mútua, com características próprias.
Abernessia, movimentado centro comercial onde se encontra também o Mercado Municipal, a Delegacia de Polícia, o Pronto Socorro, o Ginásio de Esportes, a sede da Companhia Telefônica e a Igreja de Santa Theresinha, a padroeira da cidade.
Jaguaribe, assim chamada em homenagem ao Dr. Domingos Jaguaribe que, juntamente com Emilio Ribas e Vitor Godinho, sanitaristas de renome, foram os responsáveis pela divulgação das qualidades terapêuticas do clima da região na recuperação de pacientes portadores de doenças pulmonares.
|
Localização Situada sobre a Serra da Mantiqueira, esta a 181 Km da capital, 335 Km do Rio de Janeiro e 477 Km de Belo Horizonte.
Acesso Por Terra: Pode se chegar a Campos do Jordão de carro ou ônibus por dois acessos, ligados à via Dutra.O mais antigo, que durante muitas décadas foi caminho de tropeiros, é conhecido hoje como "estrada velha". Sinuoso e estreito, sai de São José dos Campos, passa por Monteiro Lobato (antiga Buquira) e pelo trevo da estrada que vem do sul de Minas Gerais.O mais recente e principal é a SP-123, Rodovia Floriano Peixoto, que começa no trevo de Quiririm, no km 127 da via Dutra, entre Caçapava e Taubaté.Outra alternativa é a estrada que sai de Pindamonhangaba, também antigo caminho de tropeiros, e encontra a SP-123 na altura de Piracuama, antes da subida da serra. De Pindamonhangaba a Campos do Jordão, uma estrada de ferro oferece um passeio diferente, em confortáveis litorinas, com duração de mais ou menos duas horas de viagem pela serra.
|