É a cidade mais antiga do Estado, foi fundada em 19 de fevereiro de 1737, pelo Brigadeiro José da Silva Paes, que comandava uma expedição militar portuguesa, destinada a assegurar aos lusitanos a posse de terras no sul, objeto de disputas entre Portugal e Espanha, materializada em batalhas onde se defrontavam luso-brasileiros e castelhanos em terras hoje gaúchas e uruguaias.
Em 1737, o Brigadeiro José da Silva Paes transpôs a Barra do Rio Grande de São Pedro, aqui fundando o presídio do Rio Grande e erguendo o Forte Jesus, Maria e José. Nascia assim, a primeira povoação do Rio Grande do Sul.
O Banhado do Taim está localizado na região Sul do Estado, nos municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, distante 370 Km de Porto Alegre e forma a Estação Ecológica do Taim, que possui a função de preservar um dos ecossistemas mais frágeis do estado. A região abriga diversos tipos de ecossistemas e possui alto valor ecológico para pesquisas e experimentos. Da área total do Taim, 90% são preservados integralmente e os 10% restantes são considerados reserva parcial.
Na área há cerca de 230 espécies de pássaros, 70 de mamíferos e 60 de peixes. No local pode-se encontrar capivaras. Lontras, jacarés-de-papo-amarelo, tartarugas, gatos-do-mato e ratões-do-banhado. Entre as espécies presentes, a mais surpreendente é o cisne-de-pescoço-preto, único na América do Sul, que convivem com colhereiros, flamingos, tachãs e caracarás. A natureza da região é rica e depois de visitar o Taim passeie pela Laguna dos Patos e pelas Lagoas Mirim e Mangueira. O município de Rio grande é uma visita obrigatória, bem como a história e tradição de São José do Norte, com possibilidade de passeios de barco e caminhadas.
Texto: Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul
|
Localização Localiza-se ao Sul do Rio Grande do Sul, esta a 322 km de Porto Alegre.
Acesso Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus pelas principais rodovias BR471, BR 116, BR 290 e RS 101.
|