A povoação do município de Cambará do Sul iniciou-se em 17 de abril de 1864, com a doação de 20 hectares à Igreja, realizada por Dona Úrsula Maria da Conceição - que fazia parte de uma das famílias mais tradicionais do lugar. Esta tinha a finalidade de "pagar uma promessa ao padroeiro São José".
Supõe-se que anteriormente a esta data a região era ocupada por índios, devido á ocorrência de "furnas" e esqueletos humanos na localidade conhecida como Morro dos Bugres.
Cambará do Sul foi emancipado em 08 de dezembro de 1963. A região possui também grande valor histórico, pois na metade do século XIX foi um dos cenários mais importantes da Guerra dos Farrapos, abrigando personagens como Giuseppe Garibaldi e sua mulher Anita. Também serviu de caminho para os tropeiros, que conduziam cavalos e mulas da região das Missões, na fronteira com Argentina, até São Paulo e Minas Gerais.
O clima é frio por encontrar-se a 980 metros acima do nível do mar, é também conhecida como “Sinfonia da Natureza e Capital do Mel”. A cidade faz parte do Parque Nacional Aparados da Serra.
Texto: Portal EcoViagens
|
Localização Cambará do Sul localiza-se na Região dos Campos de Cima da Serra, no nordeste gaúcho, está a 188 km de Porto Alegre e 148 km de Caxias do Sul.
Acesso Por Terra: O acesso pode ser feito de carro saindo de Porto Alegre, seguir pela BR 101 até Novo Hamburgo, quando se deve tomar a estrada para Taquara. Depois seguir pela rodovia RS-020, em direção à São Francisco de Paula, Tainhas e Cambará do Sul , somente os últimos 10 km não são asfaltados. Através de Santa Catarina o acesso dá-se pela BR101.
|