A História de Rio das Ostras perde-se nos meados de 1575, comprovada em relatos de antigos navegadores que passavam por esta região. Situada na Capitania de São Vicente e habitada pelos índios Tamoios e Goitacazes, Rio das Ostras tinha a denominação de Rio Leripe(molusco ou ostra grande), ou Seripe. Parte das terras da Sesmaria cedida pelo capitão mor Governador Martin Corrêa de Sá, no dia 20 de novembro de 1630 foi delimitada com dois marcos de pedra, colocados em Itapebussus e na barreta do rio Leripe, com a insígnia do Colégio dos Jesuítas.
Os índios e os jesuítas deixaram suas marcas nas obras erguidas nestes 300 anos, como o da antiga igreja de Nossa Senhora da Conceição, o poço de pedras e o cemitério, com a ajuda dos índios e dos escravos. Após a expulsão dos jesuítas no ano de 1759, a igreja foi terminada no final do século XVIII, provavelmente pelos Beneditinos e Carmelitas.A antiga igreja desmoronou totalmente na década de 50, sem restar ruínas. Foi construída, na década seguinte, uma nova igreja, próxima ao local aonde se situava a primeira.
O crescimento da cidade deu-se ao redor da igreja, e Rio das Ostras como rota de tropeiros e comerciantes rumo à Campos e Macaé, teve um progressivo desenvolvimento com a atividade da pesca, que foi o sustentáculo econômico da cidade até os meados deste século.
A construção da Rodovia Amaral Peixoto, a expansão turística da Região dos Lagos e a instalação da Petrobrás, foram de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento de Rio das Ostras, que viu sua população crescer até chegar ao momento de sua emancipação político-administrativa, do município de Casimiro de Abreu, em 10 de abril de 1992.
Atualmente encontra-se entre os municípios de maior taxa de crescimente demográfico no Estado, ou seja, 9% ao ano.
Texto: Compainha de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
|
Localização Rio das Ostras está esta no Estado do Rio de Janeiro, a 173 Km da capital, 25 Km de Macaé.
Acesso Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus via Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), em direção à Macaé até Rio das Ostras.
|