Quase 100 anos de esquecimento e isolamento foram responsáveis pela conservação da beleza histórica de Parati. Casarões do período colonial dão charme às ruelas da cidade. Cercando essa bela arquitetura, há 300 praias da região, 65 ilhas e uma faixa de Mata Atlântica com cachoeiras e outras preciosidades. Nada mais justo do que esta pequena cidade do litoral fluminense ter sido declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Incrustada entre a Serra do Mar, com sua exuberante vegetação nativa, e uma baía de águas azuis, Parati, hoje, é internacionalmente conhecida pelas belezas naturais, pelo rico acervo histórico cultural e pela variedade de opções de passeios que oferece aos que a visitam. Desde os anos 70, com a abertura da Rio-Santos, a cidade foi escolhida por intelectuais e artistas em busca de sossego.
Do centro histórico, onde veículos motorizados não circulam, com suas construções seculares às trilhas que cortam os parques e ilhas que pertencem ao município, é possível encontrar os mais belos e interessantes roteiros. Principalmente para quem quer mergulhar nas águas claras e cheias de histórias da época em que piratas circulavam por aqui em busca de ouro.
|
Localização Parati está localizada no litoral fluminense, distante 261km do Rio de Janeiro.
Acesso Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus de São Paulo e Rio de Janeiro a melhor opção é a BR-101, a Rio-Santos, com um visual bem bonito do litoral. Para quem gosta de aventura e possui um veículo 4x4, existe a possibilidade de ir pela SP-171, via Guaratinguetá - Cunha.
|