O local onde hoje fica o município de Igarassu era habitado por índios Caetés. Porém, em 1535, o donatário Duarte Coelho desembarcou no local para tomar posse de sua capitania, doada pela Coroa Portuguesa, travando um combate com os índios. Por ordem de Duarte Coelho, foi instalado um marco de pedra, servindo de ponto divisório entre as capitania de Pernambuco e capitania de Itamaracá, dando início ao processo de colonização da região. Por volta de 1564, foi elevado a categoria de Vila. O nome Igarassu (cuja ortografia correta é Igaraçu) é de origem tupi-guarani e significa "canoa grande". O município é um dos primeiros núcleos de povoamento do Brasil.
O município localiza-se no litoral norte da Região Metropolitana, e possui um dos patrimônios mais invejáveis e expressivos da arquitetura de cunho civil e religioso do Brasil. Lá se encontra a mais antiga igreja em funcionamento do país (1535), de São Cosme e Damião, a quem é atribuído um milagre, em 1685: quando as cidades de Recife, Olinda, Itamaracá e Goiana foram assoladas pela febre amarela, Igarassu escapou ilesa da praga.
O passado de Igarassu é marcado pela sua participação em lutas libertárias, como a Revolução Praieira, quando as tropas do coronel Manuel Pereira de Morais ficaram instaladas no Convento de Santo Antônio, construído em 1588 pelos Franciscanos. Hoje, no local, funciona o Museu Pinacoteca, que guarda um dos acervos mais representativos da pintura da fase colonial brasileira.
Centro histórico
Há Museus e Igrejas no seu Centro Histórico, assim como um interessante Casario. A igreja mais antiga do Brasil, dedicada a São Cosme e Damião, ainda está em pé está neste local. O conjunto histórico do nucleamento da cidade foi tombado pelo IPHAN, com 396.202 m².
Praias
Praia dos Marcos
É a praia onde desembarcou Duarte Coelho em 1535, onde hoje existe uma réplica do marco divisório entre as capitanias de Pernambuco e Itamaracá. O marco original enontra-se no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco. Localiza-se no Canal de Santa Cruz, entre o continente e a ilha de Itamaracá, é apropriada para esportes náuticos.
Praia do Capitão
Esta praia é também chamada de Mangue Seco. Possui 1.500 metros de extensão, águas pouco profundas e recuo de cerca de 500 metros na maré baixa.
Praia da Gavoa
Possui uma extensão de cerca de 1.000 metros. O grande recuo da maré permite o acesso à ilhota da Coroa do Avião na maré baixa.
Ilhota da Coroa do Avião
Trata-se de uma ilhota ainda em formação, com áreas de grande deposição de sedimentos e áreas sujeitas à erosão. Possui 20.000 m², unindo-se ao continente na baixa-mar.
|
Localização Iagrassu está localizada a 28km da capital do estado.
Acesso Por terra: o acesso pode ser feito através da Rodovia PE-035 (Integração do S.E.I.),BR-101, PE-015 e PE-001
|