O município de Pontal do Paraná é fruto do desmembramento do Município de Paranaguá. Foi criado pela Lei n.º 11.252 de 20 de dezembro de 1995, e instalado em 1º de janeiro de 1997. Situa-se no litoral do Paraná a uma distância de aproximadamente 100 km de Curitiba, tendo como atividades econômicas principais o turismo, comércio, pesca e artesanato.
Sua história política começa a ser escrita por volta de 1983, através de tentativas de emancipação que, apesar de não conseguirem seu objetivo, despertaram na população o desejo de criação de um novo Município. Em 1995, em movimento encabeçado pelo então Deputado Estadual Algaci Túlio, houve a aprovação popular através de plebiscito, resultando na Lei que veio emancipar o Município.
Através da primeira eleição municipal, em 1997, foram eleitos o primeiro Prefeito do Município, Dr. Hélio Gaissler de Queiroz, e seu vice, José Antônio da Silva. Foram desenvolvidos diversos trabalhos, merecendo destaque ao trabalho do legislativo com a criação da Lei Orgânica do Município, em dezembro de 1997 que é a nova constituição que rege o novo Município.
Em 1 de Outubro de 2000, o então vice-prefeito, o Sr. José Antônio da Silva, foi eleito prefeito de Pontal do Paraná, tomando posse ao seu mandato em 1 de Janeiro de 2001. Já nas eleições de Outubro de 2004, foi eleito prefeito, o Sr. Rudisney Gimenes, tendo como vice o Sr. Izair Marcelino da Veiga, popularmente conhecido como Lico tomando posse em 1 de Janeiro de 2005.
O estado do Paraná possui 50 km de extensão em praias, das quais 23 km se encontram em Pontal do Paraná, tornando o município totalmente voltado às atividades praianas. Além disso, pode contar com quase 100% dessas praias com total qualidade de balneabilidade.
|
Localização Pontal do Paraná está localizado a 100km da capital do estado.
|