Município do litoral do Estado do Paraná, é a principal porta de entrada para o Parque Nacional do Superagui, considerado de fundamental importância para sustentação da fauna marinha, possuindo restingas, manguezais, grandes áreas de praias desertas, além de diversas trilhas ecológicas. Abriga espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-da-cara-preta e o papagaio-de-cara-roxa ou chauá, endêmicos da vertente leste da região.
Diversas ilhas fazem parte do Município, entre elas as Das Peças, Rasa, Das Laranjeiras, do Rebelo, Povoca e do Superagüi, sendo que esta reclama o direito histórico de ser o local onde chegaram pela primeira vez no Paraná os portugueses em 1545, achando-se tombada desde 1985 para preservar os seus aspectos históricos e paisagísticos.
A região possui a Reserva Natural Salto Morato - (RPPN), região importante para a conservação da Mata Atlântica, estando inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, mantida pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.
Texto: Secretaria de Estado do Turismo do Paraná
|
Localização Estado do Paraná, esta a 167 Km de Curitiba.
Acesso Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus saindo de Curitiba pegar a saída para o Litoral, a BR 277, seguindo até Morretes, seguir pela PR 340 até a localidade de Cacatu e depois pela PR 405, trecho final este sem asfalto até Guaraqueçaba.
|