Foz do Iguaçu guarda a oitava maravilha do mundo, as majestosas Cataratas do Iguaçu. Formadas pelo Rio Iguaçu, o maior do Paraná, as Cataratas se constituem de 272 quedas com até 83m de altura. O ponto de maior vazão é a Garganta do Diabo, que se encontra do lado argentino. O volume de água é tão grande que, ao cair, forma um vapor constante envolvendo a vegetação.
Em cerca de 225 mil hectares de florestas, o Parque Nacional do Iguaçu encerra uma das reservas ecológicas mais belas do planeta, sendo reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Além das Cataratas e da vegetação exuberante, o Parque protege mais de 340 espécies de aves, 40 de mamíferos, 700 de borboletas e o Rio Floriano, totalmente sem poluição. O Parque dispõe de trilhas interpretativas e atividades de ecoaventura: rafting, rapel, escalada em rocha, arvorismo e passeios de barco em meio às quedas. É possível também sobrevoar as Cataratas de helicóptero.
O município de Foz do Iguaçu é limitado pelos dois maiores rios do Estado do Paraná: o Iguaçu e o Paraná. Seus afluentes formam o sistema de drenagem natural, incluindo várias micro-bacias hidrográficas. Dentre os afluentes do rio Iguaçu, destacam-se o Rio São João, cuja nascente situa-se fora dos limites do município, e o Rio Tamanduá, com sua micro-bacia situada no interior do município.
Foz do Iguaçu ainda oferece outras atrações como Furnas, a Ponte da Amizade e Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia. E, dentro do Complexo Turístico de Itaipu, o turista pode visitar o Ecomuseu, o Refúgio Biológico Bela Vista e também assistir à Iluminação da Barragem. Há a possibilidade de uma visita ao Parque Nacional del Iguazu, na Argentina, país com a noite agitada pelos diversos cassinos.
Outro passeio imperdível é ao Marco das Três Fronteiras, divisa do Brasil com o Paraguai e a Argentina, podendo-se apreciar os três marcos simultaneamente, além do encontro dos rios Iguaçu e Paraná.
A cidade dispõe ainda de atrativos culturais, com ênfase para a arquitetura religiosa, com a Igreja Matriz, o Templo Budista e a Mesquita Muçulmana. No aspecto arquitetônico, destacam-se ainda as Pontes Internacionais da Amizade, na divisa com o Paraguai e Tancredo Neves, divisa com a Argentina.
Há ainda inúmeras opções de lazer no Lago de Itaipu, como o passeio no barco Kattamaram ou o voo de trike – similar a uma asa delta com motor - sobre a reserva, sendo possível visualizar Itaipu, Furnas, Ecomuseu, Templo Budista e Ponte da Amizade.
Além de todas essas alternativas, a cidade possui um amplo parque hoteleiro, sistema de transportes, gastronomia, serviços de apoio e locais para realização dos mais variados eventos.
|
Localização O Parque Nacional do Iguaçu localiza-se no extremo oeste do Estado do Paraná, próximo à foz do rio Iguaçu, no rio Paraná, na divisa com Paraguai e Argentina. Está a 639km de Curitiba.
Acesso Por Terra: A partir de Curitiba, seguir pela BR-277 até Foz do Iguaçu. Chega-se a Foz do Iguaçu de ônibus ou de carro. A entrada do parque fica a 24km da cidade, no final da Rodovia das Cataratas.
Por Ar: Vôos diários partindo das principais capitais brasileiras para o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçú.
|