Beleza natural, misticismo e muitas histórias não faltam em Alenquer, uma das principais cidade do Baixo Amazonas.
Os acidentes geográficos mais importantes no município de Alenquer são os rios Amazonas e o Curuá, com o seu principal afluente, o Cuminapanema. Contém várias cachoeiras, entre elas Cachoeirinha (uma das menores existentes no rio Curuá), Cajuti, Benfica, Japi, Brigadeiro, Cumaru, Tracajá, Três Botas, Birimbau, Ariramba, Frieira e do Pilão.
Quanto aos lagos, destacam-se as belas paisagens, com vitórias régias, praias, garças e as conchas de itã. Os mais conhecidos são o Curumu, Uruxi, Capintuba, Botos; Lago Grande de Juaru e outros; as ilhas Araripi, Juruparipacu entre outros. Ainda como patrimônio natural, pode-se incluir a área indígena Cuminapanema/Urucuriana com 2.175.000 ha (21.750 km²), sendo que parte dele se localiza no Município de Óbidos. Interessantes, também, são as áreas de grande beleza cênica e pinturas ruprestes, encontradas no local denominado Morada dos Deuses.
Texto: Companhia Paraense de Turismo e Governo do Pará
|
Localização Alenquer fica a 701 km, em linha reta, e 547 milhas da cidade de Belém. Situa-se à margem esquerda do rio Amazonas, limitando-se com os municípios de Óbidos, Curuá, Almeirim, Monte Alegre e Santarém.
Acesso Por Água: Viagens regulares até Santarém de onde saem barcos para Alenquer. Tempo estimado de viagem: 60 horas.
Por Ar: Vôos diários para o Aeroporto Internacional de Belém. Vôos diários para Santarém (cerca de uma hora e meia) onde é possível fretar táxi aéreo para Alenquer.
|