São José do Barreiro é a primeira localidade do Alto São Francisco, entre as Serras da Canastra e Babilônia. Localizada a apenas 09km da portaria 4 do Parque Nacional da Serra da Canastra, é a entrada para um dos principais atrativos do Parque, a cachoeira Casca D"Anta, a primeira grande queda do Rio São Francisco que impressiona com seus 186m de altura.
Alguns dos seus atrativos são: as praias de rio do Velho Chico, o paredão da Canastra que em alguns pontos atinge 400m de altura, as cachoeiras da Lavra e Lavrinha, mirantes da Serra da Babilônia, trilhas para caminhadas e fazendas antigas, onde é possível sentir o gostinho das tradições das famílias do interior de Minas. Seus moradores são muito simples e hospitaleiros e vivem da pecuária familiar, pequenas culturas agrícolas e hoje em dia, do turismo, na forma de pousadas, serviços e produtos artesanais.
Até 1992 a comunidade dependia principalmente do garimpo de diamantes, atividade hoje proibida devido à decretação do Parque e da necessidade de preservação desta região com tanta importância histórica e ambiental. Sua população é de aproximadamente 600 habitantes, incluindo aí os que vivem nas fazendas dos arredores. Sua infra-estrutura é modesta e conta com posto de saúde, armazéns, uma pequena loja de artesanato, lanchonete, bares e posto de gasolina.
Sua parte cultural é baseada nas antigas tradições como a Folia de Reis e as festas religiosas comuns do interior brasileiro. Sua gastronomia baseia-se na tradicional culinária mineira, destacando-se a Carne à Moda (ou carne de lata), a Galinhada e principalmente o pão de Queijo e o famoso Queijo Canastra. O clima é ameno com a estação de chuvas indo de Novembro a Janeiro.
|
Localização São José do Barreiro é um distrito de São Roque de Minas. São Roque de Minas está localizada a 322km da capital do estado.
Acesso Por terra: o acesso a São Roque de Minas (município ao qual São José do Barreiro pertence), pode ser feito através das Rodovias: BR-354 e MG-050
|