Tendo como pano de fundo a Serra do Papagaio, onde se encontra a estação ecológica de mesmo nome, Aiuruoca é uma cidade privilegiada pela beleza natural. Gonçalves reúne um conjunto paisagístico singular com montanhas rochosas, florestas remanescentes da mata atlântica, picos de até 2.100 m de altitude, cachoeiras com águas cristalinas, rica fauna e flora silvestre exuberante resultou em área de proteção ambiental.
Em meio à exuberância da floresta tropical da Mata Atlântica, Itamonte é provida de inúmeras belezas naturais. Além disso preserva ainda a "tradicional cultura mineira", na fabricação artesanal dos queijos tipo parmesão e Minas, da manteiga batida na mão, da tecelagem e tingimento de cobertas de lã e, principalmente, na maneira de ser, falar e viver, que devem ser cuidadas do mesmo modo que as Matas e os Rios.
Itanhandu é um dos mais altos e belos lugares do Brasil.Existem picos para a prática de escalada, rapel, tiroleza e vôo livre. Locais propícios para prática de diversos esportes de aventura, entre trilhas, cachoeiras e corredeiras.
Passa Quatro possui várias nascentes que acabam proporcionando aprazíveis recantos com quedas d´água e cachoeiras. Matas nativas, bosques de pinheiros, exóticas formações rochosas e o ar puro dessa região também favorecem o clima de paz que este fabuloso trecho da Serra da Mantiqueira oferece aos visitantes.
Para quem gosta de surpresas agradáveis e deseja curtir um inverno com temperatura que pode chegar a alguns graus negativos e ainda desfrutar o espetáculo inusitado da geada que reveste os gramados de uma fina camada de gelo, Monte Verde e região é o lugar ideal.
Muitas montanhas, bosques naturais, passeios a pé por cenários deslumbrantes, florestas de pinheiros e araucárias centenárias, banhos nas cachoeiras e lagos, além da visão de um imenso e verde vale cheio de beija-flores e hortênsias, é o que oferece esta região encantadora na Serra da Mantiqueira.
Texto: Secretaria de Turismo de Minas Gerais
|
|