O Parque Nacional do Caparão, criado em maio de 1961, e visa preservar parte da Mata Atlântica que ainda resta. Uma das principais atrações do Parque é o Pico da Bandeira, considerado em 1859 o ponto mais alto do país, quando D. Pedro II mandou hastear no topo uma bandeira. Provavelmente esta é a origem do seu nome.
Na verdade o Pico da Bandeira é o ponto mais alto em território brasileiro, com 2.890 metros, mas é o terceiro mais alto do país quando comparado aos picos da Neblina (3.014 metros) e 31 de Março (2.992 metros), que se localizam na fronteira do Brasil com a Venezuela, e, portanto, não são inteiramente nacionais. Com 26.000 hectares, é um importante ponto de preservação ambiental do Brasil.
Aspectos culturais e históricos
Conta-se que por volta de 1859, D. Pedro II determinou a instalação de uma bandeira do império no pico de altitude mais expressiva da Serra do Caparaó. Acredita-se que a origem da denominação "Pico da Bandeira", terceiro ponto em altitude do Brasil, deve-se a este fato.
O Parque foi também local de repercussão histórica e política no ano de 1967, tendo ocorrido a Guerrilha do Caparaó, iniciativa do movimento esquerdista brasileiro. O nome do Parque tem origem indígena-popular, que significa "Águas que Rolam das Pedras".
A lenda conta que "Ó" era o nome de um boi muito bravo que vivia dentro da área do Parque, sendo temido pelos boiadeiros da localidade. Um dia 3 destemidos boiadeiros subiram a serra e conseguiram laçar o "Ó" . Para comprovar o ato de bravura caparam o "Ó", ficando a região conhecida como Caparaó.
Aspectos Naturais
A característica mais marcante na paisagem da região é o grande desnível do relevo: quase 3.000m em 250km. Entre os altos picos da Serra do Caparaó, o da Bandeira é o culminante. O relevo acidentado deu origem a diversas cachoeiras e riachos.
Na face leste do maciço do Caparaó, situada no estado do Espírito Santo,
predomina a floresta tropical pluvial e na face oeste, no estado de Minas Gerais, conforme a altitude: até 1.800m, Floresta Tropical Pluvial; de 1.800 até 2.400m, campos de altitude com formações arbustivas; tropical pluvial; e acima de 2.400m, campos limpos incrustados entre os afloramentos rochosos
A vegetação se divide em Mata Atlântica nas encostas e campos rupestres nas partes mais altas. Encontram-se espécies como samambaias, quaresmeiras, ipês, canelas, palmeiras e jequitibás, entre outras.
A fauna é representada por quatis, gambás, cachorros-do-mato, guaxinins, e os ameaçados, mono-carvoeiro, onças-pintadas, lobo-guará, o veado campeiro, jaguatirica e o gato-mourisco. Além de aves como a seriema, o gavião, a saracura, o jacu e o papagaio.
Clima
O clima da região é tropical de altitude, com temperatura média anual entre 19°C e 22°C, sendo, fevereiro mais quente, e julho mais frio. A pluviosidade está em torno de 1.000 mm anuais, e as maiores ocorrências de chuvas estão entre os meses de novembro a janeiro. O melhor período para caminhadas ao Pico da Bandeira é entre março a setembro, sendo o último o período mais seco.
Atrações
Para quem gosta de caminhadas, este parque é uma ótima opção. Da portaria ao Centro de Visitantes são 6 km, passando pelo Vale Verde, a 1.200m de altitude, riachos e piscinas naturais. Estas últimas também são encontradas no Vale Encantado.
Belas vistas da região podem ser conseguidas nos mirantes como o do Tronqueira (1.970m) ou da Cachoeira Bonita, que é a maior do parque com 80m. Mas a melhor vista é obtida do alto do Pico da Bandeira, ponto culminante da Serra do Caparaó (2.890m) e terceiro pico mais alto do Brasil. Para chegar até o topo é preciso percorrer a trilha de 9km, que dura cerca de 4 horas. Muitos optam por subir durante a noite para ver o espetáculo do amanhecer do alto.
O parque abre diariamente, das 7:00 às 22h e os ingressos custam R$ 3,00. Para a visitação os meses de junho, julho e agosto são favorecidos pela ausência de chuvas.
Infra-estrutura
O Parque abre diariamente, das 7:00 às 22h e os ingressos custam R$ 3,00. Possui Centro de Visitantes, alojamento para pequenos grupos e áreas para camping. É necessário fazer reservas pelo telefone. Alto Caparaó e Alto Jequitibá são as duas cidades mais próximas à portaria do parque que possuem hotéis e pousadas bem equipados.
Objetivos específicos da unidade
O Parque Nacional da Serra do Caparaó foi criado em 1961 para proteger o Pico da Bandeira, espécies da fauna ameaçadas de extinção e as muitas nascentes e mata fluvial que o cercam distribuídos em 26.000 hectares.
Decreto e data de criação
Foi criado pelo decreto nº 50.646 de 24.05.1961
Endereço para correspondência
Rua Vale Verde, s/n - Zona Rural de Alto Caparaó
36836-000 - Alto Caparaó - MG
Telefone: (32) 3747-2555 / 3747-2565
Fax: (32) 3747-2565
e-mail: parnacaparao.mg@ibama.gov.br
Site: http:// parnacaparao.vila.bol.com.br
|