Primeiro, vem o impacto. Quem chega à antiga Vila Rica não consegue ficar alheio frente ao belo e homogêneo conjunto arquitetônico. Depois, começa a sedução. O caminhar por suas ruas vai criando um envolvimento e quando se percebe, já se está apaixonado por essa cidade que, por ter um acervo tão precioso, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade.
Uma boa parte da história da mineração do ouro no século XVIII, na Capitania das Minas, o barroco e o rococó na decoração dos seus templos, as valiosas peças de seus acervos tornam Ouro Preto um museu a céu aberto, um templo da tradição e cultura mineira.
A partir da década de 50, com o desenvolvimento do turismo, Ouro Preto passou a receber cada vez mais visitantes. Restaurações começaram a ser feitas, museus foram organizados, o comércio foi se desenvolvendo, restaurantes foram abertos, festivais culturais foram preparados.
O merecido reconhecimento aconteceu em 1980, quando ganhou da UNESCO o título de Patrimônio da Humanidade, sendo, inclusive, a primeira cidade brasileira a receber esse título. Esse espetacular patrimônio é símbolo de história, arte, tradição e, com toda certeza, arrebata quem o visita.
As dicas de atrativos começam pela parte cultural e histórica da cidade: Museu Aleijadinho, Museu da Inconfidência, Capelas, Igreja do Bom Jesus do Matozinhos ou de São Miguel e Almas, Igreja Matriz da Nossa Senhora do Pilar, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Passos da Paixão de Cristo, e os Casarios, como o Sobrado das Lajes, Casa de Gonzaga, Casa de Claudio Manoel da Costa e Sobrado de Dom Manoel de Portugal e Castro.
Há ainda os atrativos naturais: Mirante do Morro de São Sebastião, Parque Estadual do Itacolomi, Estação Ecológica do Tripuí, Morro da Queimada, Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas, Parque Horto dos Contos.
As manifestações culturais também estão presentes na região, como as Folias: Folia do Divino Espírito Santo de São Bartolomeu, Folia de São Gonçalo de Amarantina, Folia de Santa Rita de Ouro Preto, entre outras, além das congadas, corais e muito mais.
Ouro Preto possui hotéis de várias categorias, além de pousadas e chalés.
|
Localização Este destino está vinculado a região turística da Estrada Real e Rota do Ouro, ao centro do Estado de Minas Gerais. Está a 675 Km de São Paulo, 475 Km do Rio de Janeiro e 99 Km de Belo Horizonte.
Acesso Por Terra: Pode ser feito de carro ou ônibus saindo de São Paulo pela BR 381, depois pegar a BR 040 e BR 356. Saindo do Rio de Janeiro ou Belo Horizonte pela BR 040 depois pegar a BR 356.
|