A origem do nome da cidade está no rio Jaboticatubas, que banha suas terras. A palavra vem do tupi "yabuti-guaba-tyba", "jabuticabal". Significa também "comida de cágado" ou "fruto de que se alimenta o jabuti".
A principal atividade econômica local é a agropecuária. E o turismo é outra atividade que vem despontando, devido à grande beleza natural e paisagística da área da Serra do Cipó,que abrange o município, com suas inúmeras cachoeiras.
O Parque Nacional da Serra do Cipó compreende, entre outros, o município de Jaboticatubas, e é em sua área que estão as corredeiras do "Canyon". Elas representam um dos mais importantes atrativos do Parque e impressionam, pela força e pela história da última enchente que arrastou imensas pedras pelos seis quilômetros que o formam.
Com uma altura de aproximadamente 100 m, o "canyon" é o encontro da Serra de Confins com a Serra Bandeirinhas, de onde despontam as orquídeas e as famosas e variadas espécies de flores, que povoam a Serra do Cipó.
Fazendas do início de sua ocupação estão presentes no município. Uma delas é a do Campinho, instalada desde o século XVIII e hoje produz queijos.
A religiosidade também tem espaço em Jaboticatubas, com a singela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XIX e reformada no século XX e a Capela de São José do Cipó.
Texto: Secretaria de Turismo de Minas Gerais
|