O povoado que deu origem à cidade surgiu em 1878, depois que Policarpo Teixeira de Almeida Queiroz Júnior, cumprindo antiga promessa, doou seis alqueires de suas terras para a construção de uma capela dedicada à N. Sª das Dores. O local escolhido foi o vale do Capivari, núcleo residencial de alguns colonos de sobrenome Gonçalves, originando-se daí a denominação do lugar. A demarcação do patrimônio, no entanto, só foi homologada em 1897.
O distrito, criado em 1902, foi instalado em 1909, ano em que também foram criados o cartório de registro civil e a agência do correio. Em 1910, diversas famílias, atraídas pelo clima saudável, mudaram-se para Gonçalves. Em 30 de dezembro de 1962, foi criado o município desmembrado de Paraisópolis.
A vida cultural da cidade é enriquecida pela existência da Lira N. Sª das Dores, fundada no início do século.
Gonçalves reúne um conjunto paisagístico singular com montanhas rochosas, florestas remanescentes da mata atlântica, picos de até 2.100 m de altitude, cachoeiras com águas cristalinas, rica fauna e flora silvestre exuberante resultou em área de proteção ambiental através de Decreto Estadual nº 38.925 de 17/06/97.
Texto: Secretaria de Turismo de Minas Gerais
|
Localização Este destino está vinculado a região turística denominada Serras Verdes do Sul de Minas; ao Sul do Estado de Minas Gerais.
Acesso Por Terra: O acesso pode ser feito de carro saindo de Belo Horizonte via BR-381, são 507 Km.
|