O lugar do planeta escolhido para sobreviver às transformações do terceiro milênio. Muitos acreditam nisso e se preparam há tempos para uma nova vida. Foi assim que a cidade de Alto Paraíso se tornou um centro de terapias alternativas e seitas. Todo o misticismo é fruto da enorme energia proveniente dos mistérios e das belezas que ali se encontram. Cristais que brotam do chão e cachoeiras de águas cristalinas são os maiores convites para a meditação.
Dentro de seus 65.514 hectares está uma importante amostra do Cerrado brasileiro. Suas cachoeiras, cânions e trilhas são ideais para quem procura por aventuras.
Aspectos culturais e históricos
Anteriormente à criação do Parque, moradores da região viviam da exploração de cristais e recursos naturais da área. Em 1990, com o ordenamento da visitação, os garimpeiros receberam treinamento e hoje atuam como Condutores de Visitantes participam da gestão da Unidade através do Conselho Consultivo e da preservação como um todo. Em Junho de 2001, foi criado o Conselho Consultivo da Unidade, reconhecido em 16/12/2001 pela UNESCO como Sítio Patrimônio Mundial Natural.
Aspectos Naturais
A atribuição de um lugar energético se deve ao fato da Chapada dos Veadeiros estar localizada sobre uma imensa placa de cristal de quartzo. Seu cenário é incrementado com cristais que brotam do chão, juntamente com rochas de milhões de anos. Além disso, as águas límpidas e de cor castanha de suas cachoeiras atravessam cânions profundos no meio do Cerrado. Outra importante característica da Chapada, localizada no centro do Planalto Central, é sua condição de divisor de águas das bacias dos rios Maranhão e Paraná.
Representando a vegetação do Cerrado estão: o pau-terra-vermelho, o murici-rói-rói, o caju-do-campo, a aroeira, além de diversas palmeiras.
Quatro espécies de mamíferos em extinção podem ser encontrados no parque: o cervo-do-pantanal, o veado-campeiro, a onça-pintada e o lobo-guará. Além desses, há o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra, a capivara e a anta. Emas, tucanos e urubus são algumas das aves encontradas.
Clima
O clima típico da região de Cerrado de Altitude é o tropical sazonal; caracterizado por uma estação seca e outra chuvosa. É claro que devido a sua grande extensão, o clima apresenta algumas variações dependendo da localidade.
Os períodos de seca duram de 3 a 5 meses, porém, com o fenômeno El Niño esse período tende a se estender. A temperatura média anual é de 21°C, sendo amena devido às altitudes. O período chuvoso inicia-se em outubro prolongando-se até abril, sendo que, durante os meses de dezembro a março as chuvas são bem mais freqüentes.
Atrações
A Unidade possui atrativos de rara beleza como a Cachoeira Salto I (120m), Salto II (80m), Corredeiras, Cachoeira Carioquinhas, os Cânions I e II e o Mirante do Jardim de Maytréa no trajeto de Alto Paraíso a São Jorge.
Na época chuvosa surgem córregos e novas cachoeiras, desta forma, fazendo trilhas nesta estação, o visitante irá desfrutar a magnífica visão do Vale do Rio Preto, no entanto o banho fica restrito às áreas de segurança determinadas pela direção do Parque, uma vez que existe o perigo das trombas de água; as flores nesta fase prosperam e a vegetação fica mais verde. Na época da seca diminui o volume de água, surgindo vários pontos para banho além das flores mais típicas do Cerrado de Altitude formando cenários indescritíveis.
Infra-estrutura
O Parque é aberto à visitação de terça-feira a domingo, durante todo o ano, obedecendo aos seguintes horários: entrada de 8h as 12h e saída até às 17h; no horário de Verão a entrada é das 9h às 13h e a saída até as 18h. Só é permitida a entrada com acompanhamento de Condutor de Visitantes credenciados. Paga-se uma pequena taxa para entrar no parque. Há restrição quanto à entrada de menores de 6 anos de idade, devido aos riscos com a segurança e a dificuldade de deslocamento nas trilhas.
Possui centro de visitantes e alojamento. Não existe área de camping na unidade, mas na Vila de São Jorge (3 Km), existem pousadas e hotéis agradáveis e em Alto Paraíso de Goiás (36 km), hotéis, pousadas, pousada-fazenda, restaurantes e serviços de apoio aos visitantes.
Objetivos específicos da unidade
Preservação do Cerrado de Altitude, da fauna característica, das belezas Cênicas naturais e das nascentes de vários rios que tem origem na região. Visa Interpretação Ambiental, o Ecoturismo e a Preservação de Ecossistemas raros no Bioma Cerrado.
Decreto e data de criação
Criado pelo Dec. nº 49.875 de 11/01/61, com 625.000,00 hectares; alterado pelo Dec. nº 70.492 de 11/05/72, Dec. nº 86.173 de 02/07/81, Decreto nº 86596 de 17/11/81, e por fim Decreto nº 99.279 de 16/06/90 para 65.514,73 hectares. Novamente ampliado pelo Decreto s/nº de 27/09/01, em seguida declarado nulo pelo Mandado de Segurança do STJ nº 24.184 de 13/08/03.
Endereço para correspondência
Rodovia - GO 239 - km 33 – Zona Rural
73770-000 - Alto Paraíso de Goiás - GO
Fone/Fax: (62) 224 2441
E-mail: ibamachapada@lycos.com |