O município de São Mateus é um dos mais antigos do país e em sua sede, Igrejas Seculares, Museus, Casarios constituem marcos significativos de sua importância histórica e cultural. Também possui atrativos naturais de beleza impar como o Vale do Cricaré, a Ilha de Guriri, com suas praias, Barra Nova, com seus exuberantes Manguezais, e as Cachoeiras do interior. Essa gama de atrativos consolidou sua inclusão na Rota do Verde e das Águas, um dos principais produtos turísticos do Estado. Data de Fundação: Conforme informações de historiadores, o navegador Cristóvão Jaques esteve na aldeia em 1544. Em 1764, é elevada a categoria de Vila e em 1848 passa a ser município.
A cidade possui inúmeros atrativos. Desde os atrativos históricos até suas belas praias. As dicas de visitação são:
Porto de São Mateus - Situado na parte baixa de São Mateus, possui prédios do final do séc. XVIII, em estilo Colonial Civil Português. O andar térreo era destinado ao comércio e o andar superior para moradia dos proprietários. O porto de São Mateus representa a pujança e importância deste para a região, pois através dele se faziam os transportes de carga para Salvador, Vitória e Rio de Janeiro, de tudo o que era produzido na região. Vale a pena visitar.
Museu Histórico - A antiga Casa de Câmara e Cadeia, sua construção data de 1764. Na parte superior ficava a sede da câmara e, na inferior a cadeia. O pelourinho ficava nas proximidades. A cadeia ficou ali instalada até metade do século XX e a sede municipal, até a década de 1980. O Museu Histórico está ali alojado desde 2001, lá podem ser encontradas urnas funerárias de cerâmica de origem tupi, documentos e móveis de época. O Museu Histórico de São Mateus está situado na praça São Mateus no centro da cidade.
Ruína da Igreja Velha - Situada na praça Anchieta, Centro, a Igreja Velha é uma ruína da que seria a maior igreja do município. Por falta de recursos do tesouro municipal, a Câmara decidiu, paralizar a obra e aplicar o dinheiro no término da reforma da Igreja Matriz de São Mateus. Em sua construção foram usadas pedras que serviam de lastro nas embarcações, óleo de baleia e cal.
Igreja Matriz - Localizada na praça municipal, centro, foi construída pelos jesuítas antes de 1764. Depois de um incêndio no altar-mor , em 1949, um novo altar foi construído nos moldes do anterior. Sob a torre, está localizado o túmulo de Dom José davit, primeiro bispo de São Mateus.
Balneário Guriri - Guriri (cujo significado é côco pequeno) está localizado a 12 Km de São Mateus, tem como via de acesso a rodovia Othovarino Duarte Santos. Guriri é frequentada por milhares de turistas que que vem todas as partes do país, sendo o seu carnaval um dos mais animados do Espírito Santo. Nas marés baixas formam-se em sua extensão, grandes piscinas naturais.
Barra Nova - À 25 km de Guriri está a praia de Barra Nova, um dos mais belos locais da costa mateense. Pode-se chegar à Barra Nova indo pela estrada do Ranchinho (estrada à direita, depois da ponte do rio Marirucu ). A estrada tem cobertura de barro. Com maré baixa também é possível ir de bugre pela beira da praia de Guriri; Outra opção é eguir de canoa pelos manguezais da localidade de Nativo. Barra Nova possui uma característica peculiar: a formação de pedras que favorecem a produção de sururu. Também são encontrados peixes e mariscos em abundância. Em Barra Nova pode-se encontrar inúmeros, bares pousadas para seu decanso e lazer.
São Mateus ainda possui diversos circuitos de turismo rural, como o Circuito do Beiju, Circuito do Caju, Circuito da Batalha e Circuito Orquidário
|
Localização Localiza-se a 220km da capital. Faz limite com os seguintes municípios: Conceição da Barra, Pinheiros, Boa Esperança, São Gabriel da Palha, Nova Venécia, Jaguaré e Vila Valério.
|