O crescimento de Guarapari, no decorrer de sua história, foi realmente muito lento. Até 1.952 Guarapari era lugar de difícil acesso, pois a travessia do canal ainda era feita através de balsa. Mas foi na década de 60 que Guarapari apareceu para o mundo turisticamente. Divulgada para os quatro cantos do mundo pelo Dr. Silva Mello, a cidade das areias monazíticas medicinais passou a ser referência mundial para o turismo saúde. Daí o título de 'Cidade Saúde'.
As areias monazíticas de Guarapari foram descobertas em 1.898 e, em 1.906, época em que uma indústria instalou na região uma usina que realizava o beneficiamento destas areias e exportava o produto para ser tratado na França.
Estas areias são indicadas para os casos de reumatismo articular e muscular, de artrite deformante e de diferentes etiologias, de nevralgias, mialgias e enfermidades muscular, alergias, sistema nervoso, gota, anemia, nervosismo de insônia, inapetência e perturbação digestiva.
O fato de estar em Guarapari, já constitui um extraordinário elemento de tratamento, uma vez que a radioatividade atua no solo e na atmosfera, tanto dentro quanto fora das casas e dos hotéis, tanto nas praias quanto fora delas.
Mas é claro que Guarapari não se destaca somente no turismo saúde. Ela também é conhecida por suas belas paisagens e praias exuberantes. Destaque para a praia Santa Mônica, com areias amarronzadas e ondas fracas. Os condomínios que a rodeiam funcionam como clubes de férias. A Praia D'Ulé, muito frequentada por turistas, esta praia pertence ao Parque Estadual Paulo César Vinhas. Tem ondas grandes e areia fofa. A Praia do Morro, com quatro quilômetros de extensão, é uma das maiores praias de Guarapari. A vida noturna é movimentada durante todo o verão. O turista encontra bares com música ao vivo, restaurantes e quiosques. A Praia de Meaípe, que é uma aldeia de pescadores, hoje um dos lugares mais badalados do Estado. Já foi considerada uma das dez mais bonitas do Brasil. Point dos modismos de verão, a vida noturna é agitada. Os restaurantes do local preparam os melhores frutos do mar do município. O artesanato da Praia de Meaípe também é muito procurado. A Praia da Areia Preta é a principal praia de areia monazítica de Guarapari.
A vida noturna em Guarapari também merece destaque, o turista encontra o agito no ápice do verão visitando lugares como o Pedreira Adventures Park, em Perocão; a boate Luazul, em Nova Guarapari, Multiplace Mais, em Meaípe, e a Boate Esfiger, no bairro Boa Vista.
Dentre todos os atrativos turísticos de Guarapari, a culinária capixaba também merece uma atenção especial. Dos vários pratos baseados em frutos do mar, destacam-se a Moqueca Capixaba, a Torta Capixaba, a Muma de Siri e a Caranguejada.
Em Guarapari também é possui se aventurar no fundo do mar. O Turismo Submarino é muito procupado. Guarapari reúne condições perfeitas para a prática de Mergulho Recreativo. Nas ilhas próximas do litoral, localizadas uma hora de navegação do centro da cidade, encontramos águas cristalinas e a “mais rica biodiversidade de peixes de recife do Brasil”.
A região ainda possui Casa de Cultura, Centro Histórico e muito artesanato.
|
Localização Guarapari fica a 53,07km de distância da capital do estado, Vitoria.
Acesso Saindo de Vitória, capital do Espírito Santo, o acesso a Guarapari pode ser feito de carro de duas formas: pela BR-101, percorrendo cerca de 52km, num trajeto com duração de cerca de 45 minutos. Ou pela ES-388, percorrendo cerca de 56km, num trajeto de cerca de 55 minutos. O percurso do Aeroporto de Vitória à Guarapari tem duração de cerca de 50 minutos.
|