Os recifes de corais, os maiores e mais ricos recifes do Brasil e de todo o Atlântico sul ocidental são das mais belas paisagens do oceano encontrados no litoral sul da Bahia.
Eles estão espalhados por uma área de aproximadamente 6.000 ha. Mergulhadores profissionais e amadores consideram Abrolhos um dos pontos mais bonitos do mundo. Mergulhar é imprescindível e fundamental para quem deseja vislumbrar um festival de luzes e cores em um mundo submerso e silencioso, com profundidade máxima de 30 metros. Abrolhos reúne condições de mergulho excelentes e raras, quando juntas: águas oceânicas rasas e cristalinas a uma temperatura entre 23°C no inverno e 27°C no verão. A temperatura do ar varia de inverno a verão, entre 24ºC a 27°C e a transparência da água em torno de 15 a 25 metros.
Os navegadores portugueses do século XVI alertavam sobre o litoral sul da Bahia: "Quando te aproximares de terra, abre os olhos". De tanto repetirem o aviso, criou-se a pronunciada "Abrolhos", que deu nome à região. Significava um grande perigo aos navegantes e, atualmente, identifica um destino ecoturístico dos mais privilegiados no alto mar do extremo sul da Bahia. O arquipélago é formado por cinco ilhas: Santa Bárbara, Sueste, Redonda, Siriba e Guarita. Na porção terrestre do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, as tartarugas desovam, enquanto atobás, fragatas, pilotos e grazinas, em diferentes épocas do ano, vão nidificar (fazer ninhos). O Parque recebe anualmente mais de 15 mil visitantes monitorados pelo IBAMA e o Instituto Baleia Jubarte. O farol (fabricado na França) localizado na ilha de Santa Bárbara ilumina a noite dos navegadores.
Fonte: Governo da Bahia
| Estados - Bahia Memória e Desenvolvimento
Cidades- Prado O primeiro contato entre índios e Portugueses
- Alcobaça O segredo dos Tesouros
- Caravelas Princesa de Abrolhos
|