O nome Manaus é uma referência aos índios manaós, que habitavam o local. Manaus foi uma das primeiras cidades brasileiras a contar com infra estrutura urbana desde luz elétrica, galerias pluviais, tratamento de águas e esgotos, serviço de bondes elétricos, inaugurou a primeira Universidade, em 1909, até prédios luxuosos que reproduziam estilos de arquitetura Européia, toda essa construção foi financiada pela riqueza gerada pela exportação da borracha no final do século XIX.
Hoje, turistas do mundo todo são atraídos pela exuberância da Floresta Amazônica, com um ecossistema que abriga uma das maiores biodiversidades do planeta. A região conta com hotéis de selva que possibilitam ao visitante conhecer toda a diversidade da mata tropical intocada. Manaus oferece passeios variados, como o que leva os turistas ao encontro das águas dos rios Negro e Solimões.
No centro da cidade, o visitante pode conhecer prédios históricos como o Palácio Rio Negro, o Teatro Amazonas, o Palácio da Justiça, entre outros espalhados, além de museus sobre a Amazônia e o Mercado Municipal que oferece artesanato local e indígena.
A comida típica baseia-se nos peixes da região e frutas exóticas, um dos pratos mais apreciados é a Caldeirada (ensopado) de tucunaré ou tambaqui. Por sua grande variedade de caça e pesca, esta região tornou-se um excelente atrativo aos turistas de todo o mundo, isto sem falar no sabor exótico de seus temperos, como chicória, alfavaca, e uma variada gama de pimentas de cheiro. Todos oriundos da própria região. Os doces em nada ficam a dever as doçarias portuguesas, que muito influenciou o nosso costumes no inicio da colonização do Brasil, pois permanece na região a influência tipicamente indígena, seja nos costumes do uso das raízes e tubérculos como a macaxeira (mandioca) batata-doce e cará, de onde obtemos farinha e fécula para o preparo dos nossos doces ou ainda na utilização das frutas nativas - cupuaçú, taperebá , graviola , maracujá, araçá, camu-camu.
Manaus ainda conta com hotéis de diferentes categorias, inclusive algumas redes internacionais.
|
Localização É a Capital do Estado do Amazonas, localizada na Região do Rio Negro-Solimões, encontra-se no centro geográfico da Amazônia. Limita-se com os municípios de Itacoatiara, Iranduba, Careiro, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Novo Airão.
Dista 2150 km de Brasília e 3.971 de São Paulo.
Acesso Por ar: O Aeroporto Eduardo Gomes fica a 15 km do centro, recebe vôos de cidades brasileiras e da América do Sul.
Por Terra: O acesso pode ser feito até Boa Vista (capital do estado de Roraima, ao norte de Manaus) e para algumas localidades do estado do Amazonas. Para Manaus, é preciso percorrer um longo trecho de barco ou balsa.
|