Na nova distribuição por regiões efetuada pelo Governo do Estado, Rio Branco está inserida dentro da Regional I - Baixo Acre.O único Distrito Industrial existente no Estado, localiza-se no município de Rio Branco, possuindo infra-estrutura básica de transportes coletivos, vias de acesso, energia elétrica e linhas telefônicas, porém grande parte dos empreendimentos ali instalados encontram-se com suas atividades paralisadas.
No setor terciário da economia do município destaca-se a atividade Comercial, como a maior geradora de emprego, como também a maior arrecadadora de tributos no Estado, além do crescimento da atividade turística.
O Estado do Acre apresenta atrativos para desenvolver o Ecoturismo, tendo em vista a existência de rios piscosos e as belezas naturais da Amazônia. O Acre possui o 4º maior Parque Nacional do Brasil. (Parque Nacional Serra do Divissor). A preocupação com o meio ambiente permite que haja na região 4 Unidades de Conservação, sendo elas, a Área de Proteção Ambiental do Lago do Amapá, a Área de Proteção Ambiental Irineu Serra, a Área de Proteção Ambiental São Francisco (parte) e a Reserva Extrativista Chico Mendes (parte).
A Praia do Amapá fica a 10 km da capital, possui 500 metros de areias claras e árvores frondosas, nos meses entre julho e agosto acontecem os festivais de música e eventos culturais.
Rio Branco ainda conta com um centro histórico, um patrimônio arquitetônico e histórico revitalizado, como o Calçadão da Gameleira, a rua Epaminondas Jácome, o Mercado Velho, o Palácio Rio Branco, o Palácio da Justiça, a Praça da Revolução, entre outros.
|
Localização O Município de Rio Branco, capital do Estado do Acre, esta localizado às margens do rio Acre. Distante 3.105km da capital do país - Brasília.
Acesso Por Terra: A BR 364 faz a ligação com a cidade de Porto Velho, e corta o Estado de Leste a Oeste, no sentido Rio Branco/Cruzeiro do Sul, findando a capa asfáltica em Sena Madureira, a BR-317, que corta o Vale do Acre de Norte a Sul tem asfaltamento parcial no trecho Rio Branco/Xapuri/Brasiléia, através de rodovias estaduais asfaltadas possui ligação com os municípios de Senador Guiomard, Plácido de Castro, Porto Acre e Bujari, com os demais municípios a ligação terrestre ocorre apenas durante 4 meses do ano, no período de estiagem.
Por Ar: Nos meses chuvosos, duração de 8 meses, a ligação aérea, mesmo considerando os custos elevados, ocupa lugar de destaque, apresentando-se como principal meio de transporte para maioria das localidades do interior do Estado, sendo utilizadas, pelas empresas de taxi aéreo, aeronaves de pequeno e médio porte. Existe ainda uma empresa que opera, principalmente, na região com aeronaves de porte maior, operando no Estado com linhas intermunicipais e interestaduais.
|