Campus Party - um acampamento tecnológico. Veja como foi!
Sete dias acampados no maior evento tecnológico do mundo, que aconteceu pela segunda vez no Brasil

Campus Party é considerado o maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Um encontro anual realizado desde 1997 na Espanha, que reúne durante sete dias milhares de participantes com seus próprios computadores procedentes de diversos países, com a finalidade de compartilhar curiosidades, trocar experiências e realizar todo tipo de atividades relacionadas a tecnologia, a cultura digital e ao entretenimento em rede.
Os participantes da Campus Party mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro das instalações do evento. Lá encontram uma completa infra-estrutura de serviços, lazer, higiene, segurança, alimentação e, principalmente, tecnologia. Durante uma semana a Campus Party transforma-se na casa de todos.

Participam do evento estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e curiosos. Todos buscam as últimas novidades tecnológicas, a troca livre de conteúdos e o compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital.
Neste ano o evento foi realizado de 19 a 25 de janeiro no Pavilhão de Exposições Imigrantes, e lá foi realizada uma pesquisa pelo IBOPE que indicou que cerca de 90% dos usuários que mais utilizam ferramentas e tecnologias digitais ("heavy-users") estão, de alguma forma, envolvidos com tecnologias colaborativas - seja como consumidores ou produtores de conteúdo.
O levantamento também indica que 46% dos entrevistados afirmam sempre ler comentários de outros internautas antes de fazer compras (on-line ou em lojas físicas), enquanto 40% dos entrevistados costumam visitar o site do fabricante/fornecedor antes de uma compra. Além disso, 20% postam opiniões sobre produtos e serviços com frequência - sendo que 57% já o fizeram pelo menos uma vez.
Agora um fato bastante curioso para nós do Turismo: Entre os principais bens e serviços que os participantes da Campus Party pretendem adquirir em 2009, o item "viagens", com 52%, supera o esperado "Computador/Hardware", com 48%, seguido pelo automóvel (28%), máquina fotográfica digital (25%), software (23%), telefone celular (20%) e smartphones (16%).
Como nós temos um pé no turismo e um na tecnologia, não poderíamos deixar de conferir esse evento.
Estivemos por lá junto com 6655 campuseiros. Veja o que o Jornalista Fabiano Rampazzo do Portal Terra conta sobre a nossa participação:
"Kombihome" vai partir da Campus Party para o mundo
Fabiano Rampazzo
Direto de São Paulo
Entre as centenas de barracas instaladas em uma das áreas do Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, onde se realiza a Campus Party Brasil 2009, está Alice. Uma "Kombihome", como definem seus donos e idealizadores Marcelo Maestrelli, 39 anos, e sua mulher Lyanne Rehder, 38. Alice é o transporte, a casa e o escritório do casal.
"Viemos à Campus Party Brasil para aprender mais. Nosso projeto é, saindo daqui, viajar de Kombi sem destino e registrar a aventura toda em nosso blog. Por isso este é o lugar perfeito para o início de nossa jornada", disse Maestrelli. Eles vão rodar o mundo em sua Kombi, descobrindo cidades e paraísos turísticos que ficarão acessíveis a qualquer internauta que navegue pelo blog deles.
"Vamos promover um turismo responsável e sustentável. Esse é nosso foco, e o foco da Alice também, afinal, ela é uma Kombi com placa de energia solar para carregar a bateria, tem motor que funciona tanto com gasolina quanto com álcool e a madeira de seu interior é certificada", explica Maestrelli.
Alice, que tem esse nome porque o casal "viaja pelo País das Maravilhas", é uma Kombi 2006 e custou, incluindo todas as adaptações, R$ 55 mil. Ela tem reservatório de água para o casal tomar banho, armário para as roupas, geladeira, mesa de centro para o trabalho, rádio MP3, iluminação personalizada, enfim, é muito mais do que um carro. "No fim do evento iniciaremos a viagem, ainda sem destino definido. Tentamos encontrar patrocínio para o projeto, mas não conseguimos. Ainda temos esperança de que alguma empresa se interesse por nossa aventura", comenta Maestrelli.
Enquanto o patrocínio não chega e o blog não traz retorno, o casal pretende se manter viajando com uma renda gerada pelo aluguel de sua casa em Florianópolis e pela criação de sites - Lyanne é webdesigner e Marcelo sempre trabalhou com turismo. "Temos nosso notebooks aqui, conexão pelo celular e o escritório para trabalhar, no centro da Kombi. Tudo aqui é possível", diz Lyanne.
Lyanne e Marcelo estudaram juntos na 5ª série e se reencontraram pela internet, quase trinta anos depois, por meio do site de relacionamentos Orkut. "Começamos a conversar mais e mais e, quando eu vi, estava indo morar com ele", comenta ela.
Quem quiser acompanhar a trip do casal, ou melhor, do trio (não vamos esquecer da Alice), pode espiar pelo www.vidadeviajante.com.br. O blog fará ainda transmissões ao vivo da viagem, no melhor estilo Big Brother. Com a diferença de que, em vez de presos numa casa, Marcelo e Lyanne estarão soltos no mundo.
Adoramos Fabiano, obrigada.

Aproveito para contar que também transmitimos nossa aventura ao vivo, do celular direto para o blog.
Quem quiser viajar conosco, pode acessar pela home do blog ou direto na página www.vidadeviajante.com.br/aovivo.
Alice (nossa KombiHome), também transmite e relata suas experiências no www.kombihome.com.br
Como dizemos agora: beijos meus, abraços do Marcelo e bibis da Alice ;)
Publicado por Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli em

Eduardo Fernando Cardoso-Kaiser
Parabens
bela decisão de vida , muita gente gostaria de tomar coragem para partir pela vida a dois.
congratulações.Eduardo
Kaiser
www.orvalhodosol.com.br
envie seu material para o Pinnati ele tá separando pra lançar os 25 de ex alunos da Belas Artes

Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli

Rubens

Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli

GIBA DO CARIOCA

Sérgio José Machado

Angelo siqueira
Parabens! Isto é uma gde escolha qeu vcs fizeram.
Sãodignos da minha "melhor inveja".
Sou um jovem de 64 anos ,não aposentado vendedor de tratores e guindastes .Tenho um pensamento igualao de vcs.Só que pretendo um -Moto Home- .
Conheço um pouco de Brasil e um pequeno pedacinho da China. Afirmo qeu o que vcs farão serainesquecivel em suas vidas sobre tods os aspectos.Material profissional e espiritual.
Estejam bem e emPaz
"com a minha maior inveja"
Angelo Siqueira
Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli