Yoga e Qualidade de Vida
Um Olhar Diferente sobre o Corpo
Por Rose Naiana Bregolato Bossle
Introdução:
O primeiro momento deste artigo é questionar: o que é qualidade de vida ? O termo nos remete à palavra saúde, e segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, o termo “Saúde” ultrapassa os limites da “não doença”, se refere à possibilidade de ter acesso à alimentação saudável, exercícios físicos, lazer, descanso, auto-estima, socialização, sexualidade saudável, contato com a natureza e liberdade em relação a vícios.



No segundo momento, seguimos com a tentativa de explanar o significado de YOGA
... é uma prática milenar indiana que atua em termos de técnicas de auto conhecimento e saúde como purificações, posturas psicofísicas, relaxamento, consciência respiratória e energética, concentração, meditação, filosofia de vida e orientação espiritual. A palavra Yoga significa união, unidade. União do Ser com sua própria natureza. É a arte de estar no “aqui e agora”, sentir, pensar, agir e existir com liberdade, responsabilidade, flexibilidade, intensidade, consciência e amor.
A tradição do yoga foi registrada nos vedas (literatuda antiga da Índia) em sânscrito, uma língua antiga e por isso os termos técnicos descritos aqui se encontram em maiúsculas. Da vasta literatura védica, usamos como referência de pesquisa os seguintes registros: YOGA SUTRAS de PATANJALI, UPANISADS do YOGA, BHAGAVAD-GITA, HATHA YOGA PRADIPIKA e GUERANDA SAMHITA.
Metodologia:
Existem 8 metodologias de YOGA reconhecidas pela tradição: RAJA YOGA, HATHA YOGA, JÑANA YOGA, BHAKTI YOGA, KARMA YOGA, MANTRA YOGA, LAYA YOGA e TANTRA YOGA. A partir disso surgem sistematizações contemporâneas. O presente artigo trabalha com HATHA YOGA, produto da Idade Média e do Tantrismo que busca a transmutação do corpo com uma tecnologia psicoespiritual. O corpo torna-se perfeito, sagrado, um verdadeiro templo purificado, capaz de ter experiências transfisiológicas, vivências que passam pela consciência do campo bio-eletro-magnético, chamado de PRANA. Inevitavelmente, a prática de tal tecnologia desencadeia qualidade de vida.
O praticante é o cientista, o laboratório e a reação química. E a metodologia usada no HATHA YOGA para isso se forma pelo conjunto das seguintes técnicas:
YAMAS E NYAMAS - Parâmetros de conduta que evitam intoxicação metabólica e emocional, pois estimulam o equilíbrio do praticante consigo e com as outras pessoas: não violência, verdade, ter o que lhe pertence por direito natural, desapego, respeito à sexualidade, pureza, contentamento, esforço pessoal, auto-estudo e confiança nas leis que regem o universo.
KRIYA: técnicas de purificação
ASANA: posturas psicofísicas
YOGA-NIDRA: técnicas de relaxamento consciente
PRANAYAMA: técnicas de expansão e controle respiratório
MUDRA: gesto reflexológico feito com as mãos ou com o corpo que redirecionam a energia vital, a fisiologia, padrões emocionais e estados de consciência pela combinação específica de partes do corpo que desenham configurações de estímulos ao sistema nervoso.
BANDHA: chaves musculares que redirecionam a energia vital
PRATYAHARA: domínio e abstração dos 5 sentidos
DHARANA: técnicas de concentração
DHYANA: técnicas de meditação
MANTRA: vocalização de vibrações sonoras especiais
SAMADHI: hiperconsciência.
RESULTADOS:



Essa tecnologia só pode ser compreendida em sua integridade a partir da experiência sensorial pessoal. Essas palavras são apenas especulações racionais que sistematizam as idéias no formato do discurso acadêmico.
Em termos de ação orgânica, há um remanejamento das respostas em diferentes níveis: sistema nervoso (central, autônomo, voluntário), coluna, sistemas respiratório, circulatório, endócrino, plexos nervosos, musculaturas (estriadas, internas e lisas), vísceras e tecidos.
A circulação da energia vital, torna-se nitidamente mais intensa e equilibrada nos centros de energia vital e canais de circulação de energia vital.
O corpo e o dia-a-dia são verdadeiros laboratórios que vivenciam as transformações concretas do corpo, das emoções, dos condicionamentos mentais, da relação consigo mesmo, com as outras pessoas, com a natureza e com a vida. :
CONCLUSÃO:
Na metodologia do HATHA YOGA, o grande salto qualitativo na direção da qualidade de vida, é “o experienciar” estados de consciência que quebram paradigmas, ou seja, uma vez sentindo e compreendendo o que realmente se é, há uma desmistificação do controle mental, da repetição dos padrões sociais e pessoais, da opressão do consumismo, do controle de massas, da alienação, aspectos esses do “status quo” que oprimem a naturalidade do ser, iludem e trazem o sentimento de limitação. Por tanto, ter qualidade de vida sob esse foco é simplesmente sentir, pensar, agir, criar e viver com liberdade.

Referência Bibliográfica:
BOSSLE, Naiana Bregolato. YOGA: História, Filosofia, Metodologias, Prática e Conciderações Científicas. Editora Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2006.
Naiana.
Publicado por Naiana Natureza em

Cabooclo da Terra

Naiana Natureza

ANA ELIZABETE

Carlos alberto borges
Naiana Natureza