Pacata Santo André (BA)
Próximo a Porto Seguro a tranquilidade da pequena e aconchegante Santo André

“Conta a lenda que há um Santo André de ouro guardado no fundo dessas terras. O santo foi trazido por um padre temeroso que a imagem desaparecesse como tantas outras da sua Igreja... Em Vila de Santo André tem algo que não vemos e nem tocamos. Apenas sentimos como o brilho do ouro no fundo da terra.”
Tirei essa descrição do site oficial de Santo André por contar a possível origem do nome mas porque descreve em perfeição o ar poético que se sente naquele lugar. Tem mesmo algo que não vemos e não tocamos, só sentimos. A vibração é muito positiva. As pessoas tem alguma coisa de especial. E Santo André é só mais um carimbo do quanto a Bahia é linda de morrer!

Fica há 25 km de Porto Seguro, pertence ao distrito de Santa Cruz Cabrália e pra chegar lá é preciso atravessar o rio de balsa. A vila de pescadores, que basicamente consiste de 1 rua principal, é uma enseada com um trecho voltado para o mar e o outro para o rio João de Tiba.
O lugar ainda é pouco explorado e esperamos que assim permaneça. Me parece que as pessoas que moram lá, muitas delas com suas histórias citadas nesse site que indico acima, têm consciência da importância de se proteger a natureza para manter a qualidade de vida. Mesmo assim, todos os dias na hora do almoço chega a chalana da CVC com mais de 100 pessoas que desembarcam na praia pra passar mais ou menos 2 horas comendo, bebendo e curtindo. O som é altíssimo e a bagunça é grande. Faz parte, são muitos os que vivem do turismo, mas que dá um medo da “farofa” se tornar o prato principal, ah dá!
O ponto negativo da nossa visita à Santo André foi que o João pegou uma virose e teve febre. Isso fez com que a gente acabasse passando muitas horas dentro do chalé que alugamos. Ainda bem que estávamos bem instalados.
Acho que na nossa viagem tem vários anjos nos acompanhando. Um dos mais presentes é o “anjo da hospedaria”! A gente só arranja lugares muito bons pra se hospedar. Sempre com um preço mais do que acessível, são lugares confortáveis, limpos, cheios de estrutura e em localizações privilegiadas!

Em Santo André nos hospedamos no Quintal Tropical - da Gracinha. A Graça é uma Amazonense/Carioca que mora em Santo André há mais de 15 anos. Ela, junto com seu marido Celso, tocam esse lugar lindo que, alem de duas cabanas para aluguel, servem um café da manhã que é digno de hotel 5 estrelas. Tem todas as frutas possíveis, sucos naturais feitos na hora, queijo, geléia caseira, além de um pão integral que a Graça mesma faz. Delicioso! As cabanas são muito aconchegantes, com camas enormes e o casal fez questão de nos receber como amigos.
Anotem aí a indicação do lugar pra ficar quando visitarem Santo André (o preço é excelente!):
Quintal Tropical Chalé
Email: celso-paternostro@hotmail.com
Fone: (73) 99655373 / (73) 99999487 (Graça ou Celso)
End: Rua Beira Rio S/N – Santo André

Nos dias em que o João melhorou da febre, passeamos pelas praias de Santo André e da Ponta de Santo Antonio (juntas parecem uma única e extensa praia) e fomos até a Guaiú outra praia linda que fica há mais ou menos 17 km de Santo André. Dizem que a Mogiquiçaba, há 25 km, também vale a visitação, mas essa teremos que deixar pra depois porque o sol forte e o calor não estão para brincadeira!

Outro passeio muito recomendado que acabamos não podendo fazer é o passeio de barco para mergulhar nos corais de Araripe e Coroa Alto. Vai ter que ficar pra próxima. Mas só a praia de Santo André já vale a pena. Quando a maré tá baixa, ela forma várias piscinas naturais que são deliciosas. Vale a pena também alugar um caiaque pra remar pelo manguezal.
Até a próxima Santo André!
Publicado por João Vianna e Amelia Clark em

Camargo
alugue um carro e vai e curta numa boa...vale a pena levar seu rango dia de semana a praia é deserta.

FRANCISCO E VAL
Chico/Val e família.

Fernanda Ferreira Morais

ADILSON E ANA LÚCIA
ALGUNS ANOS DEPOIS ELE VENDEU A POUSADA. TIVEMOS TAMBÉM UMA LINDA CASA, BEM EM FRENTE A FOZ DO RIO JOÃO DE TIBA PERTO DOS RESTAURANTES GAIVOTA E PORTO DAS CANOAS. CURTIMOS MUITO ESSE MARAVILHOSO LUGAR, REMAMOS MUITO CAIAQUE (EU TINHA TRÊS). SUBI VÁRIAS VEZES O RIO STO.ANTONIO APRECIANDO PAISAGENS INESQUECÍVEIS. CONHECEMOS A GRACINHA DESDE QUANDO ELA CHEGOU EM SANTO ANDRÉ, É UMA ÓTIMA PESSOA E FIQUEI FELIZ DE QUE ESTEJA PROSPERANDO E ATENDENDO BEM OS INUMEROS TURISTAS QUE PASSEIAM POR LÁ. FICAMOS COM NOSSA CASA DE 94 ATÉ 2005, QUANDO A VENDEMOS EM RAZÃO DA MOVIMENTAÇÃO MUITO GRANDE DE TURISTAS E O SOSSEGO E O SILÊNCIO QUE TINHAMOS ACABOU, MAS FOI MAIS CULPA DE NÓS MESMOS QUE FOMOS CONSTRUIR EM FRENTE A PRAIA NUM LUGAR POTENCIALMENTE TURÍSTICO. SÓ VAMOS AGORA PARA PASSEAR E CURTIR POR ALGUNS DIAS E REVER OS MUITOS AMIGOS QUE DEIXAMOS POR LÁ, COMO A GRACINHA, A CARMEN, O PAULO DO MERCADINHO, O ALUÍZIO E A ANA DO 'GAIVOTA" A REGINA DO PORTO DAS CANOAS, O NELSON DO "JAMBOSANA" E MUITOS OUTROS, ALIÁS TAMBEM MUITOS NATIVOS COMO O CARLINDO DO BARCO QUE LEVA AS "COROAS" DO ARARIPE E ALTA. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.

Francine Cavalcanti
O café da manhã da Gracinha é realmente sensacional..e o preço é realmente barato....tomamos todos os dias lá!!
Uma outra dica pra quem quiser gastar menos ainda é o camping do Jambosana, da Vera e do Nelson...a Vera é uma carioca de Santa Teresa que se apaixonou por um pescador de Santo André e ficou lá até hoje.. O comentário sobre as pessoas também é verídico!! Santo André só tem personagens!!!! Se tiverem oportunidade não deixem de conhecer esse lugar mágico...mas não divulguem muito, viu??? Abraços, Francine

Fabianne Ykemoto

Marcelo Maestrelli
Estive em Santo Antônio e Santo André há exatos 20 anos atrás... é lindo de morrer mesmo!
Agora que estou com o pé (ou melhor, as rodas) na estrada, pretendo passar lá de novo.
Valeu!
Abs
Vera
valeu tb a tua presença aqui francine. apareça mais.
bjuuus