Patagônia Brasileira - beleza natural da Lagoa do Peixe (RS)
A expedição Águas do Brasil fotografa o santuário natural de aves migratórias e muitas outras espécies. Um cenário espetacular!

A UNESCO reconheceu a importância deste ecossistema para a sobrevivência da vida no Planeta.
Esta beleza está situada no litoral sul do estado do Rio Grande do Sul, no istmo formado pela Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, no município de Tavares. Optamos por ficar em Mostardas, onde alugamos uma modesta casa na praia.

A lagoa, um espelho d'água de 35 km de extensão é ponto de encontro e verdadeiro banquete para grandes concentrações de aves migratórias. Dentre elas as capororocas,os flamingos-cor-de-rosa, os biguás, os maçaricos, as gaivotas, os talhamares, os pirus-pirus, os trinta-réis e o cisne-de-pescoço-preto.

Nos hospedamos na praia, em Mostardas e de lá partimos em direção a lagoa, de carro. São 16 km pela praia. No agradável percurso, como fomos no inverno, encontramos entre outras aves alguns pinguins e até um lobo marinho. Estavam bem frágeis, com frio, sujos de óleo e alguns morrendo. A paisagem é monótona e ao mesmo tempo poética e singular.
Pra chegar à lagoa é necessário bastante cuidado pois a região é cheia de armadilhas onde inclusive atolamos o carro. Recomendamos fazer o trecho - a travessia da praia à agoa de 1,5 km - a pé e apreciar a paisagem entre as dunas.
Não só as aves se alimentam dos frutos da lagoa, também os pescadores da região praticam a pesca com licença do IBAMA.
O nome da Lagoa do Peixe é oriundo da piscosidade da grande extensão de suas águas, muito rasas (profundidade máxima de 65 cm). A ligação com o mar, pela barra da lagoa, renova e aumenta a população de peixes de diversas espécies.
Em mostardas, vale uma visita ao centro histórico pra conhecer a arquitetura histórica, que está presente nas diversas ruas do centro da cidade, além do museu histórico e apreciar o artesanato de lã, na praça principal.

Saindo de mostardas e seguindo o asfalto no sentido inverso ao de Tavares, mais ou menos a 12 km de Mostardas existe um lugar chamado Porto do Barquinho, um verdadeiro recanto na Lagoa dos Patos onde o que prevalece é a presença da natureza para o deleite dos nossos sentidos. O local é usado por pescadores que lá atracam seus barcos para passarem a noite.
O roteiro é imperdível pra quem gosta de apreciar a natureza. Onde a paz e a tranquilidade ainda imperam!
Publicado por João Vianna e Amelia Clark em

Laurinete ferreira de moraes

Gabriela

João Vianna e Amelia Clark

Laerci Tavares

Ytegner
ecxelente trabalho....
atenciosamente ytegner

Ytegner

Mauro lisboa
Nas férias estaremos chegando ai na boa terra.

Elvis
pretendo andar por ai no dia 20/09/2008
Jairo lamin
a ansiedade já é muito grande. e parabéns pela viajem mais uma vez ficou provado que não precisamos ir longe para ver coisa maravilhosas
João Vianna e Amelia Clark