Nosso último passeio por Roma
Roma é cheia de lugares históricos. Praticamente a quase meia quadra se encontra um. Nós queríamos fotografar três deles que achamos interessantes. O Circo Massimo (onde ocorriam as famosas corridas de bigas – aquelas do clássico filme Ben Hur), a Bocca d
Roma é cheia de lugares históricos. Praticamente a quase meia quadra se encontra um. Nós queríamos fotografar três deles que achamos interessantes. O Circo Massimo (onde ocorriam as famosas corridas de bigas – aquelas do clássico filme Ben Hur), a Bocca de la Verità (a boca da verdade, onde segundo a lenda, as pessoas que mentiam tinham a mão cortada quando julgadas diante da boca) e no coração de Roma, a estátua da lendária Loba amamentando Rômulo e Remo, os fundadores de Roma.

A estátua original da Loba (séc. V a.C.) que amamentou Rômulo e Remo
Segundo a lenda, os dois meninos teriam sido abandonados pela mãe no rio Tibre dentro de um cesto e a loba que passava à beira do rio os resgatou e amamentou. Isso teria acontecido no século VII a.C.

Circo Massimo, onde eram realizadas as famosas corridas de bigas romanas
Mas antes disso, nós enchemos o reservatório do nosso carro de água, conhecemos o padre Dom Gianfranco, páraco da igreja Deus Pai Misericordioso e nos divertimos com as histórias de Adriano. A propósito, Rosana, mãe dele, e Antonino, o padrasto, trabalham recepcionando grupos de turistas, muitos deles brasileiros, que visitam Roma. Eles têm um site (www.guideroma.org) muito interessante, com todas as informações sobre a cidade. A página, originalmente em italiano, está sendo traduzida para várias línguas, inclusive para o português. Vale a pena dar uma olhada!!! Uma câmara instalada na varanda do apartamento focaliza a igreja vizinha ao condomínio (a mais moderna de Roma, lembra?) 24 horas por dia. Agora se você acessar o site que mencionamos, poderá observá-la.

Fabiula e Cláudia testam a sinceridade na Bocca de la Verità
Nosso amigo Adriano foi o guia por estes últimos pontos turísticos que queríamos conhecer. Foi ótimo, por que além de vermos tudo e mais um pouco – como os museus do Campidoglio, sede do governo romano, cujo espaço foi remodelado por Michelângelo -, tínhamos as correspondentes explicações, feitas por quem realmente conhece. Adriano realmente é muito gentil. E, pra completar tanta gentileza, ele ainda nos presenteou com algumas das suas obras, entre gravuras e fotografias belíssimas que vamos levar para o Brasil muito gratas e lisonjeadas.

Cláudia, em casa, durante a entrevista pelo telefone a Rádio Rai
Depois de jantarmos, terminamos a noite jogando cartas e ouvindo o programa Brasil da Rádio Uno Rai, aquele no qual fomos entrevistadas há duas semanas pelo nosso amigo Gianluca de Fúria. Entramos em contato com a produção do programa e fomos convidadas para entrarmos ao vivo pelo telefone e falarmos mais um pouco da nossa querida Foz do Iguaçu.

No final da noite, a descontração tomou conta do motorhome
Esta noite foi a Cláudia quem conversou com Gianluca e com Max. Isso sem falar no quanto nossos amigos reforçaram novamente o destino para seus ouvintes amantes do Brasil. Mais uma vez, muito obrigada amigos! Max aproveitou para nos dar o recado da nossa amiga e também jornalista de Foz, Silvana Canal, com quem ele mantém contato desde que viajou para a Terra das Cataratas. Um grande abraço pra você também, amiga!
A partir de agora comecaremos a fazer a viagem de volta para a Alemanha. Nos próximos dias estaremos na estrada e poderemos ficar alguns dias sem atualizar o nosso site...
Que façamos uma boa viagem...
Publicado por Equipe EcoViagem em