As incríveis paisagens de Lagos...
Nossa torcida deu certo, o domingo amanheceu com um sol forte e agradável. Demos uma volta pelo centro antigo da cidade, ainda murado. A arquitetura das casas segue o estilo barroco bem como a das igrejas. A Igreja de Santo Antônio, do século XVIII, está
Nossa torcida deu certo, o domingo amanheceu com um sol forte e agradável. Demos uma volta pelo centro antigo da cidade, ainda murado. A arquitetura das casas segue o estilo barroco bem como a das igrejas. A Igreja de Santo Antônio, do século XVIII, está em reforma, mas mesmo assim é possível visitá-la. Para isso é necessário pagar dois euros por pessoa. Um fato nos chamou a atenção, muitos dos bares de Lagos são de estrangeiros (a maioria ingleses). Quando perguntamos se alguém falava português nos estabelecimentos, eles nos responderam: “Só um poquito”. Que português, hein???

Eurotrip na Praia de Dona Ana, em Lagos, um lugar surpreendente
O melhor de Lagos não se encontra na cidade, mas nas praias. E se deslocar por Lagos com um carro do tamanho do nosso não é problema, já que a cidade possui uma rede de estacionamentos gratuitos que possibilita chegar a todos os lugares.

O contraste de cores dos rochedos e do azul da água na Praia de Dona Ana
A primeira praia que conhecemos foi a Praia Dona Ana. São apenas alguns metros de areia cercados por falésias (rochedos de arenito ocre). O lugar é surpreendente!!! Os carros ficam no alto da montanha de onde se têm uma vista panorâmica do lugar. Uma pequena escadaria leva até o mar. Alguns corajosos estavam arriscando um banho, mesmo com a temperatura não passando dos 15 graus. Ficamos um bom tempo admirando a paisagem e caminhando pela areia.

As grutas arquitetadas pela natureza na Ponta da Piedade, em Lagos
Daí, seguimos para a Ponta da Piedade que protege a baía de Lagos. Mesmo nessa época do ano muitos turistas visitam essa região. Do alto, é possível avistar o mar aberto e algumas praias ao longe como a Dona Ana e Meia Praia (que se estende por quatro quilômetros).

Fragmentos de conchas sedimentaram ao longo de muitos anos nos rochedos de Lagos
Cláudia e Fabiula foram à procura dos melhores ângulos e descobriram um lugar fascinante. Seguindo as placas que indicam algumas grutas, elas chegaram ao pé do paredão e encontraram várias delas esculpidas nas rochas pelo vai-e-vem das ondas.

O vermelho alaranjado do entardecer em Meia Praia
A violência da água assusta e é preciso ter um pouco de cuidado. Nas encostas é possível encontrar milhares de fragmentos de conchas que foram depositadas ali ao longo dos anos. O lugar é realmente imperdível!!!
Fomos abastecer o carro com água e fazer umas compras no mercado. Já havíamos decidido seguir para Faro ainda no domingo. Mas passamos por uma placa que indicava outra das praias de Lagos: Meia Praia. Fomos lá apenas dar uma espiada antes de ir embora... Mas acabamos encontrando um lugar belíssimo para passar a noite e os nossos planos mudaram.
A Meia Praia, completamente diferente de Dona Ana, não possui rochedos e tem uma grande extensão de areia. Estacionamos ao lado de outros quatro motorhomes numa área de areia a menos de 20 metros da água do mar. Não havia cercas ou qualquer coisa que pudesse impedir a nossa visão do mar. Quando chegamos estava anoitecendo e o céu tomado por tons de vermelho e alaranjado. Dormimos cedo ao som das ondas...
Publicado por Equipe EcoViagem em

Débora