As Serras Verdes do Sul de Minas - Confira dicas de viagem.
Confira opções de viagem para curtir os finais de semana e feriados em locais pouco conhecidos - Veja Fotos

Nessa viagem, meu objetivo era conhecer lugares diferentes, fugindo um pouco da mesmice dos locais mais badalados . Novas paisagens e muito verde .
Não foi uma rota planejada. Ela foi sendo traçada no caminho, como os antigos bandeirantes o faziam. Ecoturismo de verdade!
Saindo de São Paulo já de noite, meu único rumo definido era a Rodovia Fernão Dias.
Utilizando mapas e GPS fui traçando meu destino e claro, sempre pedindo informações nas paradas durante o percurso.
Situado aproximadamente 250 km de São Paulo , passei por Pouso Alegre e desloquei-me por dentro da região.
Foi assim que cheguei a Tocos do Moji.
Um dos melhores climas do Brasil
Começou aqui o caminho para as Serras Verdes.
Pouco explorada e com poucas pousadas, inclusive moradores até desconhecem a existência de alguma, convém reservar com antecedência as reservas de hospedagens.


Tocos do Moji

Cidade nova, com cerca de 3500 habitantes, vive da pecuária e agricultura, mais voltada à produção de morangos.
Clima agradável e propicio para quem quer fugir do stress e caos de cidades já exploradas, tanto no quesito movimento quanto nos preços.
População local muito hospitaleira e fica fácil fazer amizade e conseguir informações.
Como em toda cidade pequena e inexplorada, além de se prevenir com hospedagens, a alimentação pode ser feita optando-se por compras no mercado que há na pequena e linda praça, ou buscando pequenos restaurantes, com típica comida caseira feita na hora.


Infelizmente, estamos engatinhando ainda em nossa cultura quanto à exploração consciente e divulgação desses lugares maravilhosos, pois se já não é explorado e restrito para poucos de maneira gananciosa, o Governo e empresários não colaboram de alguma forma com incentivo ao Ecoturismo nessas regiões, seja POR FALTA DE VERBA E OPORTUNIDADES, OU FALTA DE INFORMAÇÕES, o que alavancaria e muito a economia local.




Seguindo por trechos de terra, voltei a Borda da Mata, uma cidade relativamente grande, com eventos durante o ano todo e tem como destaques naturais e Ecológicos, as suas cachoeiras.
Agências de bancos, hotéis, pousadas, correios e outros, oferecem ao viajante uma opção a mais, sem deixar de lado o sabor de uma cidade calma, povo hospitaleiro e atrações como as cachoeiras.
A Cachoeira Ponte da Pedra fica bem ao lado da estrada principal que liga Borda da Mata e Tocos do Moji, exatamente no ponto da divisa. Na ocasião, estava sendo construída uma estrutura para acampamento e chalés para temporada .
Mais informações sobre os eventos realizados durante o ano você pode encontrar no site da Prefeitura de Borda da Mata.




A simplicidade me fascina. Nada de pressa, de horários, de telefones tocando, de pessoas se atropelando. Aprendemos que ainda é possível viver bem e sem correrias.
Meu próximo destino, sempre apreciando a riqueza de belas paisagens, foi a cidade de Bom Repouso.
Região de passagem de muitos Romeiros, lá se encontra a imagem de Nossa Senhora das Graças, com seus mais de 20 metros de altura.




E continuei caminhando pelas estradas de terra rumo a Pouso Alegre.
Saindo pela MG-290, estrada de pista simples, mas em boas condições e tráfego calmo, meu sentido foi ir a Pouso Alegre e de lá, depois eu iria resolver para onde ir.
Decidi ir por dentro até Santo Antonio do Pinhal, para uma breve passagem e daí sim, retornar a São Paulo.
Saindo de Borda da Mata e indo no sentido de Pouso Alegre, inúmeras confecções de camisetas, tapetes, malhas em geral eram vistas pelo caminho. E muitas, mas muitas confecções de pijamas!
Boa dica para quem quer conhecer a cidade e trabalha com malhas, pois me deparei com peças realmente de qualidade.
Já em Pouso Alegre, optei por atravessar a Fernão Dias (aliás, excelente trabalho de manutenção da concessionária OHL!), pegar a rodovia MG-173 e ir passando pelas cidades de Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, sentido Paraisópolis, até São Bento do Sapucaí.
São cidades pequenas, acolhedoras, receptivas, mas por serem cidades de passagem de turistas e romeiros, é ideal para quem quer simplicidade e descanso, além de oferecerem belos atrativos naturais e estarem relativamente perto de Campos do Jordão e cidades que citei até então.
Em Sapucaí Mirim , a próxima cidade, foi a que achei mais propícia para me hospedar, e optei pela Pousada Florada da Serra.


Percebe-se claramente que essas cidades, inclusive Sapucaí Mirim, são uma ótima opção tanto para quem quer um lugar tranquilo para viver, quanto para quem busca explorar a região e o turismo Ecológico.
Turismo esse ainda inexplorado. Sua localização facilita e muito o deslocamento para cidades vizinhas, que possuem mais recursos e estrutura de acomodação e comércio.
A exploração no quesito acomodações e refeição ainda não chegaram por lá e isso é ponto a favor para a hospedagem, alimentação e passeio.
Sua vizinha, São Bento do Sapucaí é um espetáculo de beleza e estrutura.
Ideal também para a prática de esportes e para os amantes de paz e Ecoturismo, que vão para lá se deliciar na famosa Pedra do Baú.

A Região da Pedra do Baú possui uma rampa natural para decolagem de Asa Delta e Paraglider - condições necessárias para a prática dessa modalidade - sendo frequentada por inúmeras pessoas.



Pela SP-050, já no Estado de SP, o destino era uma breve passagem por Campos do Jordão e depois Santo Antonio do Pinhal, já que o feriado estava no fim.
Entrei em Campos de Jordão por um acesso não muito conhecido pelos turistas, onde a habitação desenfreada dos moradores carentes já ocupou o seu lugar.E saí pelo portal da mesma, onde é mostrado nos cartões postais da cidade.




Campos do Jordão é linda. Cidade muito bem estruturada, em hotelaria, gastronomia, passeios e famosa pelo seu festival de inverno.
Mas com um pouco de incentivo ao Ecoturismo e viagens, faz com que o brasileiro - o paulista mais precisamente nesse caso - procure outros lugares e indicações.
Ainda assim, vale a pena conhecer.
Finalmente, uma breve passagem em Santo Antonio do Pinhal, onde se localiza uma antiga estação ferroviária, que já foi palco de muitas e muitas histórias na região e que foi referência de um Brasil que já ficou no passado.
Evidente que é apenas a porta de entrada da cidade, mas ainda é necessário desbravar e descobrir um pouco mais dessa maravilhosa cidade, assim como sua história, seu comércio e seus pontos turísticos.


A grande vantagem desses lugares visitados é que se hospeda com facilidade, tem belíssimos atrativos naturais e não explorados, tanto no quesito ambiente como em preços, e suas cidades são relativamente próximas uma das outras, o que nos dá a vantagem de nos hospedar em uma cidade qualquer e sair para se aventurar.
Dicas de viagem para curtir outros lugares
Outros tantos lugares, acessíveis a todas as classes sociais e relativamente próximo de onde você mora, podem ser visualizados nas inúmeras reportagens feitas, como por exemplo, Monte Verde, Penedo Visconde de Mauá,cidades Históricas de Minas Gerais, Inhotim (próximo a Belo Horizonte), São Thomé das Letras, Peruíbe, Bonito (MS), Santos, Deserto do Jalapão, o majestoso Arquipélago de Fernando de Noronha, assim como parques maravilhosos e convidativos.
Parceria e Apoio

Lojas Mundo Terra
✓ Melhor Marca de Acessórios para Camping
✓ Melhor Marca de Acessórios para Escalada
✓ Melhor Marca de Acessórios para Praia e Piscina
Lojas/Whatsapp/Televendas/franquias
• Ilhabela (12) 3896.5801 / (12) 99676-3942 - Rua da Padroeira, 37 - Loja 01 - Galeria da Vila
• Higienópolis (11) 3256.0066 / (11) 99205-5217 - Rua Maria Antônia, 80
• Moema (11) 5051.4473 / (11) 94816-3785 - Al. dos Nhambiquaras, 809
• Pinheiros (11) 3037.7195 / (11) 95487-0262 - Av. Pedroso de Moraes, 1085

Distâncias e Serviços
Consulte dentro de cada ícone negritado ou no site Oficial de sua cidade
Eduardo Andreassi
Jornalista e Fotojornalista
Contato: edu_andreassi@hotmail.com
Site : www.eduardoandreassi.com
Facebook: www.facebook.com/eduandreassi
Instagram: http://www.instagram.com/eduandreassi
Copyright 2018 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.
Publicado por Eduardo Andreassi em

Juninho

Eduardo Andreassi

Vanuza
Que belíssimas imagens!!
Adorei seu trabalho, parabéns pelas imagens e todo o conteúdo!

Eduardo Andreassi

Christiane
Não canso de elogiar seu trabalho..adorei esta matéria e as fotos, nem se fala...amei a foto da Nossa Senhora das Graças, sem falar nas demais...principalmente preto e branco...adorei, que lugar fantástico..
Parabéns pelo belo projeto..
bjs

Eduardo Andreassi

Reginaldo machado rocha
62-3942-2753 - 8137-9595

Eduardo Andreassi

Tereza
More lá por algum tempo e voce vera que o povo não é assim tão hospitaleiro.

Eduardo Andreassi

Diego Moraes
É q voçe ñ foi para o Bairro do juncal,visitar a Pedra q dá nome ao bairro,a Pedra do Campestre no bairro Currupira lá voçe ía ficá sem ar,a Vista é Fáscinate,fora de sério mais bonita do mundo,um clima propicio pra tudo pra se encantá em familia...abraço...

Eduardo Andreassi

Vladimir Koenig

Eduardo Andreassi

Benedito Rodrigues Coutinho
, turma de (Entradas e bandeiras.) Gostei de ve-los viajando por essas paragens lindas que tive a oportunidade de conhecer algumas. Acho que preciso me esmerar mais nas visitas, pois em Santo Antonio do Pinhal não me lembro dessa foto da estação ferroviária. Parabenizo a todos, que estão mostrando a nós as cidades que nem imaginamos como são. Um grande abraço do Coutinho.(Arujá-SP)

Eduardo Andreassi

Cleber Dantas

Eduardo Andreassi

Alfredo oliveira alves

Eduardo Andreassi

Fenelon Mossmann
Elogiar seu trabalho seria uma redundancia. Lógicamente qdo realizamos nosso trabalho, é sempre bom recebermos elogios. Faz muito bem ao ego. No entanto, chegamos tarde e já disseram tudo. É a primeira vez que visitamos o seu site e endossamos o que já foi dito.
Parabéns!!!!
Um forte abraço,

Eduardo Andreassi

Anaiza
Como sempre você com este olhar sensível, ao ver as fotos me faz sentir como se estivesse lá com você.
Adoro a maneira como conduz esta matéria, e as fotos são lindas principalmente as tiradas em preto e branco.
PARABÉNS!!!
Abraços e até a próxima.

Eduardo Andreassi

Glória Drummond

Eduardo Andreassi

ZULMIRA LINHARES

Eduardo Andreassi

João

Eduardo Andreassi

Genny F
Parabéns!

Eduardo Andreassi

Junior

Eduardo Andreassi

Jeannette Campos

Eduardo Andreassi

Jeannette Campos

Eduardo Andreassi

Pedro A. Silva

Eduardo Andreassi

Vlademir souza

Eduardo Andreassi

Ivan
Vc não viu nem 10% experimente de Pouso a alegre até Itajuba por terra depois de Pirangussu(MG) até Campos, depois passando pela estrada que liga Campos a SBento (Campista) ir até Luminosa(MG), Brasopolis(MG) (Observatário Nacional, não é atoa que vc viu um ceu assim)depois pode ir de Sbento a Monte Verde, passando perto de Gonçalves, na Terra Fria, Juncal.
Vc terá tantas opções quem vai precisar de muito mais tempo e tb de um 4X4 mas pode ter certeza vc vai ficar encantado com tanta beleza.
Se preferir passe antes em SBento e damos todas as dicas e roteiros, daqui dá para fazer passeios maravilhosos.
Abraços. Abços

Eduardo Andreassi

Maria

Eduardo Andreassi

Grazi
Nossa adorei sua coluna... adoro essas cidades do interior, geralmente elas são muito mais hospitaleiras do que várias cidades turísticas... Que região linda heim!!! Parabéns!

Eduardo Andreassi

Kelly

Eduardo Andreassi

Everton
Só senti falta de um pouco mais de informação (e fotos é claro..rsrs) de Campos do Jordão, já que sempre ouço que realmente é uma cidade atipica e muito bonita.
No entanto os outros lugares foram muito bem apresentados, Parabéns!
Abraço

Eduardo Andreassi

Colunazero.com.br
Muito show essa Pedra do Baú, vou marcar uma viagem para conhecer essa bela cidade. Grande abraço, Bruno Rezende www.colunazero.com.br

Eduardo Andreassi

Alexandre
Se dependermos da mídia normal, esta só se interessa em divulgar lugares que estão na moda... ou entre as celebridades, esquecendo do restante do País, que possui lugares fantásticos....

Jean Carlos de Andrade
https://clubedeautores.com.br/book/40449--Viver_em_Bom_Repouso#.UpSkSFRTvIU
Eduardo Andreassi