São Thomé das Letras, uma natureza mística!!!
Prepare suas bagagens e comece a pensar em dar uma esticada e ir conhecer essa deliciosa cidade.

Prepare suas bagagens e comece a pensar na hipótese de dar uma esticada e ir conhecer essa deliciosa cidade.
Mesmo que possa parecer um conto de ufologia, embarque comigo nessa e desfrute das inúmeras atrações naturais e místicas que essa cidade tem.
Em uma das antigas viagens que fiz há cerca de 2 anos atrás, até Monte Verde, MG, resolvi seguir adiante e conhecer São Thomé das Letras (MG) .
São Thomé das Letras situa-se a cerca de 400 quilômentos de São Paulo, aproximadamente 4 horas de viagem pela Fernão Dias. Mesmo de noite e sem iluminação , as condições da estrada são boas, os melhoramentos são nítidos, principalmente após a concessão da rodovia .
Temos na estrada refletores de luz que ajudam e muito o direcionamento do veículo no escuro, possuíndo vários postos e boa sinalização, com duplicação total até meu destino.
O cidade de referência para quem sai de São Paulo é Três Corações.
Lembrando sempre que as fotos foram totalmente de improviso e não sairam do modo que eu quis. Mas afinal, fui para curtir mesmo essa tão falada cidade, seus encantos e "mistérios".




Chegando a São Thomé das Letras o clima é de misticismo
Até pode parecer coincidência , mas como já estive lá algumas vezes e ainda pretendo voltar, garanto que aconteceram coisas que parecem magia. Para começar, foi lá que vi Estrela-Cadente, coisa que nunca tinha visto em toda minha vida ; meus aparelhos celulares e GPS simplesmente não captavam sinal algum; meu pen-drive simplesmente não funcionou mais e para ajudar mais ainda, minha máquina digital, que nunca havia dado problema, do nada, também parou. Então eu tive que tirar fotos com celular e com máquinas emprestadas de última hora, que nem sei a marca e com uma analógica. Coincidências demais! Talvez.
Saindo da cidade, parece mentira, mas tudo voltou ao normal!!!
Feita toda de pedras extraídas das pedreiras locais, desde as ruas, calçadas, até estabelecimentos e moradias.
Esse é o primeiro grande encanto ao chegar lá. No inverno, prepare-se para muitos agasalhos se resolver visitar a cidade.
Encontrei inúmeras pousadas para todos os gostos e bolsos.




É costume de pousadas e da região, servir apenas o café da manhã pois as pessoas costumam sair para visitar as grutas, cavernas e atrações locais, passeios que podem ocupar o dia todo. Há excelentes opções, mas recomendo usar tênis ou botas, pois as ruas, como eu disse, são de pedra e se chover o tombo é quase certo!
Cidade de boa estrutura em comércio, pousadas, restaurantes e pizzaria, que oferecem boa comida. Seu principal público são os jovens, casais e adolescentes.
Aconselho a quem for, se informar melhor sobre bancos disponíveis, porque só visualizei um.
Ouvi dizer que os homens trabalham em pedreiras e as mulheres em lojas de artesanato, que por sinal são muitas. Há de tudo nessas lojas. Desde coisas místicas, incensos e muita variedade de artesanato feito com pedras.
![S.Thomé das Letras]Eduardo Andreassi](http://ecoviagem.com.br/blogs/eduardo-andreassi/viagens-nacionais/sao-tome-das-letras-10398/centro-63179.jpg)


Visitada por todos os tipos de grupos e pessoas, desde jovens solitários ou em grupos, até famílias, é certo que a cidade oferece atração para todos os gostos.
Cidade linda, onde se tem muito a explorar e fotografar, ou simplesmente estar em contato direto com a natureza em busca de energias positivas.
São Thomé não para!!! Desde as caminhadas para várias cachoeiras e grutas, onde crianças e adolescentes se oferecem como guias, até shows que sempre acontecem, principalmente no mês de Agosto.
Em finais de semana, na praça matriz, visualizei muitas pessoas trabalhando em uma feira de artesanato.
Ainda no trecho urbano, temos uma pequena gruta, a Gruta São Thomé, de onde surge a história de um fugitivo de senzala, do tempo dos escravos, que se abrigou nela e encontrou uma imagem de São Thomé e as inscrições rupestres. Dai, o nome São Thomé das Letras.




Vista do alto, enche os olhos não só pela beleza natural e quase intacta, mas pelo fato de estarmos a uma altitude de cerca de 1800metros.
Ainda dentro da cidade, não deixe de ir até a Pedra das Bruxas. Um grande e lindo espetáculo da natureza, além de ser algo realmente místico para quem se permite.
Lá em cima, um contato direto com o céu, tendo como vista um cenário deslumbrante. E estando por lá, caminhe mais um pouco e conheça o Mirante e a Pirâmide.
De preferência vá ao Mirante no final da tarde. Você vai presenciar e participar de um espetáculo único: a reverência ao pôr do sol. O local fica bastante movimentado e silencioso neste horário. Uma multidão admira o sol se pondo em atitude de total sintonia com a natureza.
O clima é de Paz absoluta. Jamais vivenciei algo semelhante. Extraordinariamente místico. A lua despontando e mais de longe você vê apenas os vultos das pessoas ,tranquilas,muitas sentadas nas pedras, simplesmente extasiadas com a beleza.
Ja na saída da cidade, seguindo pela rodovia, fui ao encontro de outras atrações, não optando por levar guias. Afinal, eu não tinha compromisso com o tempo e com nada, a não ser comigo mesmo.

A caminho do Vale das Borboletas, me deparei com um local que poucos frequentam e conhecem. É a Cachoeira de São Thomé. De águas calmas, sons da natureza, é um local propício para passar uma tarde e literalamente relaxar e esquecer do mundo.
Ali, outro lugar que me senti em contato absoluto com nosso Ser Superior.


A Cachoeira de São Thomé é simplesmente um espetáculo da natureza que o homem ainda não destruiu. Pouco visitado por falta de divulgação e informação, ou por causa das outras inúmeras belezas da cidade, eu achei uma ótima opção de passeio.
Já no Vale das Borboletas, ao chegar, encontramos uma espécie de sítio, onde há criação de animais e somos muito bem recebidos. Variedades de doces e aguardentes para todos os gostos.
Ao passar por esse local, deparamos com outro espetáculo da natureza. De águas cristalinas, muitas pedras, bebi água tirada dali mesmo, sem receio, pois sei que São Thomé tem inúmeras fontes naturais.





Indo para a Ladeira do Amendoim, tudo bem sinalizado até então, uma situação única e de várias explicações. Parei o carro em um pequeno declive e ele sozinho começou a subir. Adorei fazer isso várias vezes e mesmo com o carro carregado, ele subia sozinho e normalmente.
Nesse mesmo caminho, mais a frente, encontra-se a famosa Gruta do Carimbado, a passagem secreta para a Cidade Sagrada dos Incas, (Machu Picchu), segundo a lenda. Houve expedições para averiguar isso, mas a passagem é estreita demais.
Lá o ar fica rarefeito e é impossível entrar em qualquer gruta sem lanterna. Mas , na minha opinião, ir até lá e não entrar, é deixar de se aventurar e conhecer de perto, essa "lenda" e a natureza.
Logo no começo, como havia chovido, o clima era agradável mas a sensação de calor vai se tornando mais evidente na medida que
caminhei alguns poucos metros.
Encontrei alguns moradores nesse pequeno trecho, mas como o lar é deles e passagem fica estreita demais, voltei para a entrada da gruta. Afinal, o morador estava dormindo.


Contando com outros lugares magníficos que visitei, como Cachoeira da Lua, Cachoeira Vale das Borboletas, Cachoeira Véu das Noivas, Sangri-lá e outras. Uma infinidade de passeios para quem quer Ecoturismo e contato direto com a natureza.




No Caminho da Cachoeira da Lua, vale a pena conhecer um canto muito especial e energizado. Chama-se Gruta do Sobradinho.




São 150 m de corredor escuro, e é aconselhável levar lanterna.
No interior da gruta, são encontrados pequenos lagos e no final do caminho existe uma piscina natural de água cristalina boa para banho.
Se esquecer de sua lanterna, por lá você pode locar.
São Tomé das Letras oferece sempre um espetáculo à parte, diante de tantas maravilhas, caminhos, cultura e trechos a serem explorados.
Vale a pena ir mais a diante e conhecer a Cidade das Estrelas, um local repleto de paz e misticismo, onde constantemente pratica-se rituais e retiros.
A sensação de energia positiva é evidente para quem se permite vivenciar o local.
Longe de tudo, propositalmente, pois o intuito e que você esteja com você mesmo.



Enfim, tendo muito tempo a explorar todos esse locais e mais alguns, não perca a oportunidade de conhecer Carrancas, Sobradinho e seus encantos, Luminárias e outras cidades por perto.
E se for mesmo aventureiro, conheça e vá pela Estrada Real. Um cenário deslumbrante.




Infelizmente, como citei, não pude obter fotos melhores devido ao contratempo com minha máquina, mas para ser sincero, fui mesmo para descansar e conhecer essa cidade.
Ainda terei muito mais a mostrar, inclusive porque ainda preciso confirmar minha ida novamente à cidade, onde espero que traga mais material e novidades.
Mas, como tudo na vida tem os dois lados, há um paradoxo quanto a beleza da cidade, seus misticismos e a exploração de suas pedreiras.




Legalizadas ou não, segundo comentários de habitantes de lá, é fato que é ou foi a única fonte de renda para os homens da região, mas é realidade que a extração dessas pedras, provocou danos irreparáveis à natureza.
Boa viagem e divirtam-se!!!
Como chegar
Belo Horizonte (337 km) - BR 381 sentido São Paulo, passando por Carmo da Cachoeira. Entrar à esquerda na BR 491 em direção a Três Corações e à esquerda na MG 167 para Bento de Abade. Após percorrer 25 Km, virar à direita até chegar em São Tomé das Letras.
Rio de Janeiro (460 km) - BR 116 sentido São Paulo até Itatiaia. Virar à direita na BR 354, passando por Itamonte, Santana do Capivari, Pouso Alto até Caxambu. Pela BR 267 à esquerda, passar pelas entradas de Águas de Contendas e Conceição do Rio Verde até chegar em Cambuquira. Entrar na MG 167, passando por Três Corações, virando à direita após 25 km e percorrer 18 km até São Tomé das Letras.
São Paulo (355 Km) - BR 381 sentido Belo Horizonte, passando por Careaçu, São Gonçalo do Sapucaí entrada para Campanha, virando à direita na BR 491 para Três Corações e à direita na MG 167 para Bento de Abade. Após 25 Km, virar à direita, percorrendo 18 km até São Tomé das Letras.
Distâncias das capitais
- São Paulo (SP): 355 km
- Rio de Janeiro (RJ): 460 km
- Belo Horizonte (MG): 337 km
- Brasília (DF): 1038 km
- Salvador (BA): 2186 km
- Porto Alegre (RS): 1506 km
Dicas do Autor
• Leve agasalhos e gorros. Lá costuma esfriar muito.
• Se desligue do seu cotidiano e aproveite ao máximo essa cidade.
• Convém andar com calçados firmes, pois as ruas são de pedras e escorregadias. Leve tenis e botas.
• Se for fotografar, prepare-se para muitas fotos lindas e totalmente diferentes do que você já viu.
• Convem reservar antecipadamente sua estadia no hotel.
• Relaxe! As pessoas vão lá atraídas pelo misticismo da cidade e grupos de jovens que querem diversão.
• Se não for de carro, trace um roteiro se resolver ir ver alguma das atrações naturais que são fora do centro da cidade.
Serviços
Abraços
Eduardo Andreassi
e-mail: edu_andreassi@hotmail.com
www.andreassifotos.com.br
www.eduardoandreassi.com
eduardoandreassi.ecoviagem.com.br
Copyright 2017 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.
Publicado por Eduardo Andreassi em

Ana Martins
=D Várias dicas bacanas.

Eduardo Andreassi

W.s.c.

Eduardo Andreassi

Regina

Eduardo Andreassi

Alessandro

Dani
Um abraço

Eduardo Andreassi

Cristiano

Eduardo Andreassi

Claudia
Bjs e parabens boas fotos

Eduardo Andreassi

Alex

Eduardo Andreassi

Julio cesar faria

Eduardo Andreassi

Maria Elvira

Eduardo Andreassi

Alexandre Schirmer

Eduardo Andreassi

CLAUDIA F

Eduardo Andreassi

Maria Isabel

Eduardo Andreassi

Carla
estou indo para lá em abril e já estou fascinada pelo lugar, ótima matéria a sua, tudo bem explicado e organizado, fotos lindas. Você sabe me dizer se essa piscina natural que existe no final da gruta do sobradinho é esta deste vídeo? http://www.youtube.com/watch?v=2dlgccz34gi abç.|]] Obrigada!

Eduardo Andreassi

Lia

Eduardo Andreassi

Mariana

Eduardo Andreassi

Claudia

Eduardo Andreassi

Aline de Castro

Eduardo Andreassi

Márcio Figueiredo Brochado

Eduardo Andreassi

Maria de Fátima

Eduardo Andreassi

SUELLEN
BEIJOS

Eduardo Andreassi

Helena

Eduardo Andreassi

MAYARA

Eduardo Andreassi

Flávia

Eduardo Andreassi

Marcos |Vilan
- Na casa que alugamos tinha outra de frente com uma varanda e com muitas pessoas.O céu estava azul e então disse sem querer a uma dessas pessoas da casa que iria chover em meia hora.Inacreditável,choveu mesmo, um toro!
-Outra coisa misteriosa foi quando saímos para ir em um barzinho, lembro-me que estava em uma saveiro no banco da frente com minha amiga na direção e duas atrás.Disse a ela que iria ter um apagão na cidade toda.Inacreditável! houve mesmo.
-Outro episódio foi perto da gruta de São Thomé.Vi uma mulher chorando e uma moça ao lado dela.Então resolvi perguntar o que tinha acontecido.Ela respondeu que sua amiga foi para se suicidar.Fiquei assustado e tentei ajudar.Fui até ela,conversei muito e logo saiu um sorriso do seu rosto,elas seguiram comigo e fomos para um barzinho tomar vinho.O papo foi maravilhoso e como tenho o dom de alegrar as pessoas,ela ficou sem os pensamentos negativos.Foi para Sçao Paulo e 6 meses depois mandou uma carta no meu endereço para agradecer, pois disse que salvei a vida dela.
Bem, em resumo é uma cidade que tem poderes, pois onde há pedras,há muita energia.Quero voltar!!!....
Eduardo, parabpens pelas fotos e pela matéria, vc foi claro e objetivo.

Eduardo Andreassi

Ligia
Volto para dar noticia!
Obrigada!!!!

Eduardo Andreassi

Adelaide

Eduardo Andreassi

Yara

Eduardo Andreassi

Valeria assis

Eduardo Andreassi

Edmir Almeida

Eduardo Andreassi

Andrewis de Oliveira
Essa mensagem fica como uma dica para que pretende ir.

Eduardo Andreassi

Glaucia _ SP

Eduardo Andreassi

Silvia Regina

Eduardo Andreassi

Cezário Aschar
Você realmente é um cara muito feliz por ter estado lá.
Eu quero conhecer São Thomé um dia... ou seja logo logo.
Parabéns pela dicona.

Eduardo Andreassi

Flavia

Eduardo Andreassi

Mirna

Eduardo Andreassi

Flavia

Eduardo Andreassi

JOSÉ GENTIL

Eduardo Andreassi

Flavia
Parabéns por postar sobre essa cidade maravilhosa. Flavia

Eduardo Andreassi

Natali Santarelli

Eduardo Andreassi

ANA MARIA OLIVEIRA ARAUJO DA SILVA
ANA MARIA

Eduardo Andreassi

Fernandes
É isso aí, as coisas boas devem ser compartilhadas, obrigado por compartilhar conosco essa maravilha de lugar!
Conheço São Thomé das Letras a uns 20 anos e a mais ou menos 9 trabalho com ecoturismo e inclusive faço viagens com pacote completo para esse maravilhoso lugar, com hospedagem (pensão completa) e passeios, podendo ser o pacote convencional ou exclusivos com roteiro personalizado. As saídas são de São Paulo/SP. Para ver nossos roteiros acesse nosso site: www.terraeaguatrilhas.com.br veja São Thomé e muitas aventuras por aí...
Um grande abraço!
Fenandes

Eduardo Andreassi

Angela M. P. Costa
Achei incrível sua reportagem sobre São Tomé das Letras. Estive lá, há alguns anos atrás, e continuo fascinada por este lugar. Lendo suas descrições, fui recrdando e concordando com a impressão que vc nos passa.
Adorei este lugar e pretendo voltar muito brevemente.
Quero descobrir mais coisas a respeito do lugar.
Parabéns pelo seu trabalho e entusiasmo.
Abraços, Angela Costa.

Eduardo Andreassi

Jeannette Campos

Eduardo Andreassi

Nilce de Souza
Lindos lugares pra se visitar!!

Eduardo Andreassi

ELZA CRUZ/TURISMÓLOGA.
ELZA CRUZ/TURISMÓLOGA.

Eduardo Andreassi

Renata Mota

Eduardo Andreassi

Renata dos santos melo

Eduardo Andreassi

Ilka
Quanto a Ladeira do Amendoim, aqui, em Belo Horizonte, existe uma rua no Bairro Mangabeiras, próxima da Praça do Papa, que parando o veiculo, ele sobe sozinho, é um barato...
Um dia conhecerei São Tomé das Letras e Aiuruoca!
Abraços.
Ilka.

Eduardo Andreassi

Jgaules
vc só não falou do eterno "TIÃO ROSA", um dos moradores da cidade que trabalho com extração da pedra sabão e que na época que eu frequentava a cidade (+ ou - 26 anos atras) era o cidadão que mais via discos voadores e nos encantava com suas histórias no bar do "GÊ", e isso, naquela época não tinhamos a febre de guias turisticos, as pessoas ainda gostavam de estar com vc só isso escutar as suas histporias, etc. ME LEMBRO BEM: "SOBRE A PEDRA O HOMEM", mas mesmo com estas mudanças SÃO TOME é uma cidade que merece ser conhecida e apreciada por suas belezas naturais, como também, pelo seu povo simples ....(não sei se é mais) ....

Eduardo Andreassi

Gilberto paulo vieira

Eduardo Andreassi

Jéssica

Eduardo Andreassi

Flávio José de Oliveira Andrade
Primeiramente queria parabenizá-lo pelo passeio, realmente você não exagerou, São Thomé é DIVINO, essa é a melhor palavra que encontro para descrever esse lugar.
Porém, discordo e plenamente sobre o que diz, com relação a ser um lugar onde o homem ainda não destruiu.Você citou o Vale das Borboletas, eu não sei quanto tempo você frequenta lá, mas com certeza não conheceu antes da presença daquelas predreiras imundas e nojentas. Elas literalmente destruiram o vale. Uma pergunta, você já viu, em um leito de rio, pedras quadrada ? Teoricamente impossível, mas lá tem, devido às explosões nas pedreiras e o assoreamento por elas causado.Você citou o sitio que tem na chegada, tendo oportunidade, converse com a senhora que fica no barzinho,que é dona do sítio, que por sinal é um amor de pessoa, ela te dirá.Infelizmente não me lembro o nome.
Enfim, você deve ter reparado na chegada da cidade, aquele amontoado de restos de pedras, sem que nada seja feito pra recuperar.
Outro ponto que gostaria de comentar, só pra efeito de alguém querer visitar, a Gruta do Sobradinho não fica no caminho do Vale das Borboletas, é totalmente ao contrário, fica na estrada que vai para o lugarejo de mesmo nome, logo após o Canta Galo.
Gostaria de comentar também da Gruta da Bruxa, não sei se você atravessou, se não, quando for não deixe de fazê-lo, procure pelo Zé João, na minha opinião é o mais indicado para ser guia. É uma figura. Porém para atravessar, se for "gordinho" , não aconselho. São 300 m de caverna, quase todo percurso, literalmente nos arrastando. O sentimento que tive, quando sai de lá, foi de estar renascendo. Vale a pena, correr o risco.
Bom já falei demais.
Um grande abraço, e mais uma vez, parabéns.
Flávio

Eduardo Andreassi

Carlos leistner
Parabéns pela matéria.Estive por esse mundão de, ou sem, Deus.Vivi na Europa por mais de 7 anos, e nos USA.
Nunca e em nenhum outro lugar há algo que se compare.
Abraços
Carlos

Eduardo Andreassi

Everton
Somente lendo a matéria e contemplando as fotos já sentimos um pouco do misticismo da região... espetacular mesmo!!
Nada como uma pequena cidade interiorana para recarregarmos nossas "baterias" heim... Abraços

Eduardo Andreassi

Angel
Angela

Eduardo Andreassi

Conceiçaõ Acelina dos Santos

Alline Marinho