Aparados da Serra e Serra Geral
Belíssimos cânions na divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul.

Os parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral ficam na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina numa região de planaltos com altitude média de 1000 m acima do nível do mar. Dentre os cânions da região podemos destacar os mais conhecidos: Fortaleza (PN Serra Geral), Itaimbézinho (PN Aparados da Serra), Malacara e Churriado. Existem ainda cânions menores tais como Índios, Coroados, Molha Coco, Leão, etc.

Os municípios que servem como base para a visitação à região são: Praia Grande, localizada na parte baixa dos cânions e Cambará do Sul, na parte alta. Alguns cânions têm visitação livre e em outros é necessário a contratação de um guia credenciado. O Itaimbézinho por cima é o único com acesso controlado pelo Ibama onde há uma taxa de visitação e estacionamento. A visitação é auto guiada e é feita caminhando-se pelas bordas.
Nosso roteiro

Nossa passagem por essa maravilhosa região se deu após uma longa viagem onde passamos por Foz do Iguaçu, Argentina e Uruguai, retornando ao Brasil pelo Chuí. Nossa escolha para hospedagem foi a Morada do Cânions, uma charmosa pousada que se situa estrategicamente no meio da Serra do Faxinal, que liga Praia Grande a parte alta dos cânions, dentre eles Itaimbezinho e Fortaleza. Um dos grandes atrativos da pousada é a vista privilegiada tanto dos cânions quanto do litoral. Pois lá de cima se pode avistar Praia Grande e em dias limpos o município de Torres e até os navios próximos ao litoral.

Dia 1

Após vários dias de chuva os ventos da noite anterior limparam completamente as nuvens e o dia amanheceu perfeito para a exploração da região. Um belo dia de céu azul, temperatura agradável e muito lugar bonito para conhecer. Após o delicioso café da manhã na pousada partimos em nosso carro com o guia Joel em direção ao cânion Fortaleza. São cerca de 50 km em estrada de terra transitável com qualquer veículo. Após estacionar, há uma caminhada curta até a primeira parede do Fortaleza.


A sensação que se tem ao chegar próxima dele é de total insignificância do ser humano frente à tamanha obra da natureza. O tamanho das paredes impressiona e quando se está nos pontos mais altos mal se consegue ver os carros lá em baixo. Após caminhar pelas bordas fomos conhecer a famosa pedra do segredo. Uma formação rochosa erodida pelo vento e chuva que parece desafiar a natureza se equilibrando sobre uma área tão pequena. Nesse mesmo trajeto se avistam várias quedas d’água.


No caminho de volta pudemos presenciar um evento muito comum nessa região: a viração. Trata-se de uma densa neblina que encobre tudo muito rapidamente e causa queda da temperatura. Nesse dia ela caiu de 12 para 7 ºC em cerca de uma hora.
Dia 2


O dia foi reservado para conhecer o Malacara pela parte baixa. Para isso descemos até Praia Grande. A caminhada é feita pelo leito do rio sobre suas pedras e vai-se até onde o fôlego der. Quanto mais se entra maiores ficam as pedras e maior a dificuldade para transpô-las. Apesar deste acesso não ser controlado é sempre aconselhável estar com um guia e ficar de olho na previsão do tempo na cabeceira do cânion. É extremamente perigoso ser tomado de surpresa por um rápido aumento do volume do rio mesmo estando num dia aberto.


Após o almoço a programação foi conhecer o Itaimbézinho por cima. Subimos novamente a serra do Faxinal e fizemos a caminhada pelas bordas. A altura das paredes e as quedas d’água, que parecem cair em câmera lenta, impressionam.
Dia 3


Como era o último da na região decidimos fechar com chave de ouro seguindo enfrente pela estrada de terra até São José dos Ausentes. Foram 230 km por terra passando pelo cânion do Monte Negro e Bom Jardim. Um dos problemas que tivemos nesse trajeto foi o grande número de queimadas dificultando a vista do cânion e principalmente da bela Serra do Rio do Rastro, que liga Bom Jardim à Orleans.
Dicas dos autores

Adilson e Marcia Moralez
adilson@ecofotos.com.br
www.ecofotos.com.br
· Os cânions podem ser visitados o ano todo, porém inverno e início de primavera são melhores devido a menor probabilidade de chuvas e melhor visibilidade;
· O único cânion que tem acesso controlado pelo P.Nacional é o Itaimbezinho e não abre às segundas e terças;
· As estradas que interligam os cânions são todas de terra e não apresentam grandes problemas para carros passeios;
· A pousada Morada dos Cânions está estrategicamente localizada no meio da serra do Faxinal e praticamente facilitando o acesso pela parte baixa do Itaimbezinho e Malacara e para a parte alta do Itaimbezinho e Fortaleza.
· Existe uma associação de guias na cidade que oferece serviços (a meu ver caros);
· Embora a presença de um guia sempre forneça segurança e agilidade, os únicos locais que são exigidos guias é o Itaimbezinho e o Fortaleza, ambos por baixo.
Serviços
Publicado por Adilson Moralez em

Lucia Amelia

Ronaldo stein padilha

Lucia Niterói

Adilson Moralez

Cristina

Amanda Montelo
Nãum vejoo a hora de visitaar esses
Lugares !!

Michelipedrosa

Ruy Afonsao dos Santos Lima

TÂNIA GOMES
É MUITO LINDO VOCÊS VÃO GOSTAR...

DENISE

Genny NF

Andrea

Daniela

Ana Luisa

Daiani Burin Bez Batti

Aline paiano da silva

Ana

Nina
desperta em nós a vontade de ir denovo até esses locais.

Vini barcelos