Fotografe suas férias!
Viagens merecem fotos! Aqui começa uma série de dicas para você fotografar muito mais e melhor as suas aventuras.

As férias estão logo aí! Para onde você vai?
Provavelmente já está com a viagem marcada e as malas “quase prontas”, aguardando ansiosamente o momento de cair na estrada e se mandar para longe de casa.
O simples fato de passar alguns dias respirando o ar da montanha ou da praia é suficiente para renovar as energias e dar forças para enfrentar o restante do ano até o verão.
Tenho em minha memória lembranças de belíssimas paisagens observadas do alto de montanhas, do amanhecer em praias inesquecíveis, de belas flores ou animais em seu habitat natural... Viajei muito pelo Brasil e cheguei até a Patagônia quando ainda não tinha minha própria câmera! Tudo isso eu posso apenas “contar” para vocês.
Por outro lado, desde que comecei a fotografar passei a registrar cada momento de minhas viagens e passeios aos parques da cidade. Desses momentos eu posso mostrar imagens!
Fotografias permitem eternizar momentos que podem depois ser compartilhados não apenas com palavras, mas também com belas imagens! Elas permitem “refazer a viagem” toda vez que forem contempladas.
Fotografar é uma forma de guardar para sempre momentos que marcaram nossa vida... Belas imagens trazem consigo um pouco do sentimento que preenche nossas almas quando elas são feitas.
Nesse boletim pretendo compartilhar algumas dicas sobre fotografia em viagens. Levarei em consideração que a maioria das pessoas utiliza câmeras fotográficas digitais compactas, sem a possibilidade de trocar lentes. Considerarei também que escrevo para fotógrafos “iniciantes a intermediários”.
Geralmente aqueles que possuem equipamento mais avançado já têm a experiência necessária para selecionar, organizar e armazenar todos os itens de sua “tralha fotográfica”. Em outro boletim tratarei de câmeras DSLRs e suas lentes intercambiáveis.
O que levar na viagem?

Em parte isso depende do local para onde você vai. Mala de praia tem roupa de banho! Mala de montanha tem roupa de frio! Mas toda mala de viagem deve ter lugar para a câmera fotográfica e seus acessórios!
A arrumação da bagagem aumenta as chances da viagem “dar certo”, ao prever as roupas e outros itens que serão usados nas mais variadas situações.
Vou me concentrar na questão dos equipamentos fotográficos!
Os itens fundamentais que garantem sua fotografia são: a câmera, os cartões de memória e as pilhas ou baterias.
Já viajei muito como guia de ecoturismo, monitor de viagens de estudo do meio e como professor acompanhando meus alunos.
Em todas as viagens que fiz sempre houve alguém que esqueceu algum desses itens! A conseqüência é “perder a chance” de registrar momentos únicos, que certamente não se repetirão...
Alguns me procuraram para reclamar que a câmera não funcionava, havia quebrado. Muitas vezes era apenas um caso de pilhas ou baterias descarregadas. Outras vezes o cartão estava “cheio”, pois fora trazido com fotos de viagens anteriores ou festas.
Para piorar a situação essas pessoas geralmente não possuem cartão extra, pilhas reservas ou o carregador de sua bateria! A pressa ao arrumar a mala é uma das principais causas desses problemas.
Leve sempre cartões extras, você nunca se arrependerá. Leve também pilhas extras além das que estão na câmera.
Tenha sempre uma lista de itens a levar na bagagem. Imprima-a e use-a para conferir se pegou tudo!
Sugestão de lista:
• Câmera fotográfica digital
• Cartão de memória principal (já na câmera) e cartão de memória reserva (imagine tirar 120 fotos por dia).
• Pilhas na câmera, pilhas reservas e carregador de pilhas ou bateria da câmera e carregador de bateria.
Onde levar o equipamento?
Nunca se sabe o que vai aparecer em cada momento da viagem! As fotos mais interessantes são aquelas que registram momentos inesperados, muitas vezes efêmeros e únicos.
Por essa razão a câmera deve estar sempre em uma mochila de fácil acesso, para que possa ser utilizada rapidamente. Os cartões de memória e pilhas reservas também devem estar nessa mochila.
Se a câmera estiver na mala, no bagageiro, provavelmente a situação a ser fotografada não estará mais disponível quando você tiver a câmera na mão.
Um ponto importante é manter a câmera sempre dentro um “case” apropriado, que a protege de poeira, riscos na lente, líquidos e pancadas. Já vi câmeras dentro de uma mochila na qual a barra de chocolate derreteu com o calor do sol... Imagine o estado em que a câmera ficou.
Em outras situações, a areia, chuva e até o calor do sol podem causar danos ao equipamento.
Uma precaução interessante é carregar sempre sacos plásticos para envolver o equipamento em caso de chuva.
Com os devidos cuidados sua câmera estará sempre à mão e pronta para registrar todos os momentos da viagem.
O que fotografar?
Freqüentemente observo álbuns de viagem em que a maioria das fotos mostra “eu no restaurante”, “eu na praia”, “eu na balada”, “eu e a galera bagunçando” e nada de fotos da paisagem, da cidade, da estrada, de animais e vegetais típicos da região.
Muitas vezes as fotos não mostram nada que indique o local visitado! São fotos que poderiam ter sido feitas em qualquer local da própria cidade de origem.
Penso que fotografias feitas em viagem devem contar histórias!
Elas podem ser feitas ao longo da viagem de modo a representar o caminho percorrido, os meios de transporte usados, os restaurantes e comida locais, os atrativos visitados, as lojas de artesanato local, a arquitetura histórica, as paisagens mais bonitas, as atividades que marcaram a viagem, detalhes de animais e vegetais típicos e também as fotos “da galera”!
Varie os temas das fotos, aproveitando as diversas situações vividas em cada lugar. Quando voltar das férias será possível recordar cada momento.
As fotos a seguir representam possibilidades de fotografias em viagens. Elas mostram alguns momentos visuais interessantes, que motivaram o meu clique. Observe-as, analise-as, use-as como inspiração.












Quando chegar o momento a ser fotografado, não economize nos cliques! Escolha a melhor composição (enquadramento), busque a melhor luz e faça várias fotos! Depois você poderá escolher a melhor foto antes de revelar ou compartilhar com os amigos.
Nos próximos boletins darei dicas sobre outros aspectos importantes da fotografia: como tirar fotos mais criativas, como organizar suas fotos, como tratar as fotos com softwares gratuitos etc.
Até lá!
Um grande abraço.
Carlos Eduardo Godoy.
www.cecgodoy.pro.br
www.twitter.com/cecgodoy
Publicado por Carlos Eduardo Godoy em

Solange Souza

Carlos Eduardo Godoy

Solange Souza
Um grande abraço, Solange

Carlos Eduardo Godoy

Alemiro Jr (www.flickr.com/photos/alejr)
É bom vê-lo estendendo seu dom de ensinar aos mais diversos meios.
Ah se todo profissional tivesse essa paixão pelo próprio trabalho... :-)
Abraço!

Carlos Eduardo Godoy

Amanda
Oque eu faço?
levo ou não?

Carlos Eduardo Godoy

Geraldo
Aproveitando a oportunidade gostaria de saber se é mais viavel comprar uma boa maquina como a câmera Canon Rebel XSi (450D) aqui no Brasil ou deixar pra comprar na Espanha, Paris ou Londres que estou indo em outubro.
Abração

Carlos Eduardo Godoy

Bruna Silva De Camargo - Jaguariuna/SP
Parabens pelas dicas, sao otimas.
Tenho tbm varias fotos do tipo " eu na praia" rsrs... mas adoro tirar foto que algumas pessoas pensam que nao tem nada a ver. Tipo do céu, dos passaros entre outros. Queria saber se gostaria de fazer parte de nossa equipe, escrevendo artigos semanais com dicas de Fotografia no jornal em que trabalho.
Se lhe interessar, entre em contato. Um grande abraço

Carlos Eduardo Godoy

Lúcia Lima
Muito grata

Carlos Eduardo Godoy

Patricia
Sou uma amadora apaixonada por fotografia e concordo qd vc diz q as fotos devem contar a história da viagem. Faço albuns de cada viagem e tenho um grande prazer em revê-los; é como revisitar cada lugar com cheiros e sabores únicos. Parabéns pelo trabalho, vou continuar acompanhando. Patricia

Carlos Eduardo Godoy

Vanessa
Obrigada!!! Abraços.

Carlos Eduardo Godoy

Murelo Dias

Carlos Eduardo Godoy

Marly

Carlos Eduardo Godoy

Fisioterapeuta

Carlos Eduardo Godoy

Aryhokama

Carlos Eduardo Godoy

Maryah Bittencourt

Carlos Eduardo Godoy

Fernanda Sampaio
Mas quero lhe fazer uma pergunta. Tenho medo de levar minha máquina que é uma 40D, para viagens, pois o valor dela, mais o flash e uma outra lente, é bem alto. Mas deixando bem guardada, nunca pegarei imagens impares, que quero lembrar em papel algumas vezes. Dizem que sua melhor foto é aquela que vc nunca tirou e que fica apenas em sua memória!
Como aliviar esses pensamentos?
Fazendo um seguro dos equipamentos?
Como posso acompanhar suas dicas? Somente em seu site!?
Obrigada por sua atenção!
Fernanda Sampaio

Carlos Eduardo Godoy

Ricardo Tolomelli

Carlos Eduardo Godoy

Sheila Rodrigues

Carlos Eduardo Godoy

Narana Engler
Eu acho o programa do Picasa muito dificil para quem está começando gostaria de usar um programa mais fácil.

Carlos Eduardo Godoy

Derli
Sempre organizo minhas fotos de forma narrativa, como vc indica. Faço fotos de placas com nomes de ruas, da cidade, pessoas do lugar. Tenho algumas bem interessantes. Depois de algum tempo, são as fotos que vão contar nossa história....adoro esses pequenos tesouros imagéticos guardados ao longo do tempo!!!!! Suas fotos são lindas!!!!!!!!!!!

Carlos Eduardo Godoy

Dayse Braule Pinto

Carlos Eduardo Godoy

Maria de Fátima dos Stos Deveza

Carlos Eduardo Godoy

Marla

Yankee
Carlos Eduardo Godoy