Bogotá – La Candelaria, em uma cidade irmã
La Candelária em Bogotá é um ponto turístico-cultural.

- Na semana passada você comentou que nos apresentaria a Candelária.
- Não senhor! Falei sobre o bairro “ La Candelaria”, o mais antigo da capital colombiana, Bogotá.

- Pelo que andei pesquisando, há um erro de leitura histórico, pois o que me consta é que em 1538, quando da fundação da cidade, os “agustinos recoletos”, padres de Candelária, ainda não faziam parte de nenhuma paróquia. Isso veio a ocorrer 22 anos depois do surgimento da cidade.



- Já que você sabe tudo e pretende questionar a veracidade dos fatos, qual é então o primeiro bairro bogotano?
- La Concordia.
- E o La Candelaria?
- É sem dúvida o centro histórico e cultural de Bogotá. A arquitetura colonial encanta e impressiona os visitantes. Paredes espessas de adobe, telhas de barro, pés direito altos, ladrilhos hidráulicos, corrimões de madeira e ares nostálgicos nas ruas que descem e se encontram na espetacular praça Simon Bolívar, um dos mais belos logradouros públicos da América Latina!


- O que mais me encanta é que para onde quer que você dirija seu olhar sempre encontrará nuvens que parecem abençoar esta localidade a mais de 2.700 metros de altitude, onde convivem estudantes, intelectuais, turistas, professores e amantes da cultura.

- Não se esqueça de que nesse bairro, além das universidades, museus, galerias de arte e excelentes restaurante, encontra-se também o poder central da Colômbia. A Prefeitura (Alcadía Mayor de Bogotá) se encontra no Palacio Liévano; a sede da Corte Suprema de Justiça está abrigada no Palácio da Justiça; e a sede do Congresso da República da Colômbia, por sua vez, está no Capitólio Nacional.

- E a Presidência da República?
- A “Casa de Nariño”, um elegante edifício com linhas suaves e européias, é o local onde se encontra a mais importante sede do poder nacional colombiano. Ali, logo pertinho, você avistará o Palácio de San Carlos, onde o Ministério de Relações Exteriores desempenha o importante papel de diálogo com os demais países do planeta.



- Sinto-me feliz quando vou a Bogotá, quando me encontro no La Candelaria e visito, tranquilamente, seus museus, as principais igrejas, como a Iglesia de San Agustín, um delírio para o visitante à busca de densidade histórica nas emoções, além da oportunidade de dialogar com os jovens universitários que alegram as ruas e becos da localidade.

- Eu também adoro Bogotá! As pessoas são gentis, educadas, e o exército se faz visível em suas ruas para auxiliar o habitante e os demais que circulam por esta adorável metrópole da América do Sul.
- E o custo de vida?
- Extremamente acessível se comparado aos nossos preços de serviços e alimentos, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro.
- Quanto custa uma passagem de ida e volta para Bogotá?


- Se comprarmos com antecedência, menos de R$ 900,00. Não é barato? Vale a pena economizar um pouquinho de dinheiro e descobrir a Colômbia!
Publicado por Fábio Ávila em
Bruna
Fábio Ávila