Ocupando cerca de 2/3 do litoral cearense e recortada por enseadas, a Costa Sol Poente tem nas dunas, falésias, lagoas e lagunas alguns de seus traços mais significativos. Praias largas, várias ainda em estado primitivo, e em geral habitadas por comunidades de pescadores que preservam suas tradições, também ajudam a compor o perfil do litoral oeste.
Os atrativos começam já em Icaraí, Tatuba e Pecém, ainda Região Metropolitana de Fortaleza, e continuam em Cumbuco, Taíba, Paracuru, Lagoinha, Fleixeiras, Mundaú, Baleia e Almofala. Nesta última, refúgio dos índios Tremembés, conta a história que uma grande duna soterrou, no final do século XIX, e fez ressurgir, 45 anos depois, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Prosseguindo, vamos encontrar Barrinha, Preá e, mais á frente, Jericoacoara, considerada uma das dez praias mais belas do mundo, point de campeonatos de Windsurf, hoje uma espécie de refúgio de vida alternativa, lugar que pela exuberância foi elevado à condição de Área de Proteção Ambiental.
Dunas de areia que se movem ao vento, dançando entre o rio, o mar e lagos verde e azuis. O Ceará ainda guarda seus segredos e Camocim é um dos mais belos. A beleza das praias e da natureza, a alegria de seu povo povo cativante. Um cenário indescritível, paisagens sem igual no mundo.
Fonte: Secretaria do Turismo do Estado do Ceará
|
|