Em pleno sertão cearense, existe um oásis: uma região de clima agradável e muito verde, que esconde riquezas, como a Gruta de Ubajara, que significa senhor da canoa. Esse nome se originou de uma lenda indígena na qual um cacique do litoral morou na gruta durante muitos anos. Intensamente visitada, a gruta já foi alvo de depredações, mas hoje está totalmente restaurada.
O Parque Nacional de Ubajara foi criado em 1959 para proteger amostras de caatinga e floresta tropical no sertão cearense, além de um grande números de grutas e cavernas. Com 563 hectares, é o menor parque nacional do Brasil, mas um dos mais organizados.
CLIMA
O clima da região é tropical equatorial, com temperatura média de 20°C na serra e 26ºC na depressão periférica. A melhor época para visitar o parque vai de junho a dezembro, período seco. Em janeiro e fevereiro chove bastante, por isso o acesso à trilha que leva a gruta é suspenso.
ASPECTOS NATURAIS
O relevo recortado da chapada de Ibiapaba, onde se localiza o parque, apresenta precipícios, com grutas e cavernas e rochas calcárias cercados por muito verde.A flora se divide em duas formações predominantes: uma é semelhante à Floresta Tropical Amazônica, com espécies como o cedro, o babaçu e o pau-d`arco-amarelo; na outra, a caatinga, estão presentes o jatobá, o angico e o mameleiro. Representando a fauna, entre os mamíferos, há o mico-estrela, a raposa e o macaco-prego, além de répteis e aves.
|
|