O Parque Nacional do Pau Brasil foi um dos primeiros pedaços de terra avistados pelos portugueses, onde encontraram a árvore pau Brasil, com tronco vermelho, bem resistente e com 30 metros de altura. Levado à Europa os portugueses retiravam uma substância conhecida como “brasileína”, que era utilizada para tingir tecidos.
Na região pode-se encontrar por dentro da mata, amostras de Pau-Brasil, orquídeas, aves como as asparongas, beija-flores e macuco, um pássaro que bota um dos ovos mais bonitos da natureza por ter um tom azul turquesa. Além disso, o parque tem uma pequena queda de água formada pelo Rio Jacuba, que tem o nome de Salto de Macuco, onde o solo é formado por areia e sem rochas.
Aspectos culturais e históricos
A Região é extremamente bela, está na costa do descobrimento do Brasil.
Aspectos naturais
O relevo é predominantemente plano, recortado por boqueirões de média profundidade.
A vegetação é composta por Mata atlântica.
No parque foram registradas muitas espécies inclusas na lista oficial das ameaçadas de extinção, das quais se destacam: a onça pintada e a harpia. Também foram registrados a presença do macaco-prego, cotia, paca, tatus, diferentes espécies de pássaros e diversos insetos.
Clima
O clima da unidade é úmido tropical, clima de floresta quente e úmida, sem caracterizar uma situação de seca.
Atrações
O Parque não está aberto à visitação pública. Suas principais atrações são as diversas espécies encontradas na flora e fauna.
Infra-Estrutura
Está em fase de construção. Tem como cidade de apoio Porto Seguro com hotéis e restaurantes.
Objetivos específicos da unidade
Proteger e preservar amostras dos ecossistemas ali existentes e possibilitar o desenvolvimento de pesquisa científica e programas de educação ambiental.
Decreto e data de criação
Foi criado pelo decreto s/n de 20.04.1999
Endereço para correspondência
Rua Alexandria S/N - Bairro Dinah Borges
45820-000 - Eunápolis/BA
Fone: (73) 281-6686 ou 261-3664
E-mail: pnpaubrasil@uol.com.br |