Foram os primeiros habitantes que apelidaram o lugar de Imbassaí que, na língua tupi, significa caminho do rio. E não poderia ser de outra forma, pois são muitos os caminhos de água doce que escorrem em cascatas e corredeiras, correm paralelos às dunas, até o encontro do mar. Situada na APA da Linha Verde, Imbassaí reúne atrativos para quem busca o turismo ecológico e de aventura (Imbassaí oferece rafting e sandboarding aos seus visitantes).
Imbassaí despertou para o turismo ecológico recentemente, a partir da inauguração da Linha Verde. Desde então, o primitivo lugarejo começou a ser preparado com infra-estrutura hoteleira e de serviços, ganhando a cada dia novos equipamentos, inclusive de grande porte, como hotéis de lazer e resort, ainda em construção. As pousadas, bares e restaurantes se espalham numa área de 3 km entre cajueiros, coqueiral e mata.
Os 6 km de praias são margeados por dunas elevadas e, por trás delas, corre paralelo o rio Imbassaí, oferecendo um banho de água doce e calma. As barracas se espalham na faixa de areia entre a praia e o rio, oferecendo bebidas geladas e tira-gostos de peixe frito e mariscos, além do tradicional acarajé nos tabuleiros das baianas. O acesso às praias só é possível para pedestres, pois os rios que as margeiam formam uma barreira natural para veículos, o que aumenta a tranqüilidade dos visitantes.
Texto: Governo do Estado da Bahia
|
Localização Imbassaí é distrito do município de Mata de São João, e faz parte da Zona Turística Costa dos Coqueiros, onde está a Linha Verde, a apenas 10km da famosa Praia do Forte, distando 84 km de Salvador.
Acesso Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus saindo de Salvador pela BA 099.
|